sexta-feira, 28 de julho de 2017

MUNDO


EUA detectam 


lançamento 


de míssil balístico pela 


Coreia do Norte

Premiê japonês, Shinzo Abe, fala sobre novo lançamento de míssil norte-coreano nesta sexta-feira (28)  (Foto: Kyodo/ Reuters)
Premiê japonês, Shinzo Abe, fala sobre novo lançamento de míssil norte-coreano nesta sexta-feira (28) (Foto: Kyodo/ Reuters)


O Pentágono afirmou ter detectado nesta sexta-feira (28) o lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte. O Japão diz que ele teria caído nas águas de uma zona econômica exclusiva do país (ZEE). Não há relatos imediatos de danos, segundo a Reuters. De acordo com a CNN, a Coreia do Sul também confirmou o lançamento. 
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que o míssil possivelmente atingiu uma zona econômica exclusiva do Japão (ZEE). 
A ZEE é uma faixa costeira com um raio de 200 milhas náuticas (370 km), além das águas territoriais de um país. Um espaço marinho no qual o país costeiro tem prerrogativas na utilização dos recursos naturais, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na gestão ambiental. 
Abe ainda declarou que uma reunião do Conselho de Segurança Nacional seria convocada e que o Japão tomaria as medidas necessárias para garantir a segurança de seus cidadãos. 
Abe também salientou como esse lançamento mostra claramente que "a ameaça contra a nação japonesa é concreta e real", e pediu que Estados Unidos, Rússia, China e Coreia do Sul aumentem as pressões contra a Coreia do Norte para limitar testes missilíssimos futuros. 

Fonte: G1





Nenhum comentário:

Postar um comentário