Oito sinais de que você está prestes a ter uma lesão muscular
Elas são comuns nos esportes, com sua frequência variando entre 10 e 55% de todas as lesões entre os atletas. Saiba se você esta perto de sofrer uma e previna-se com as dicas do ortopedista
Acabou de chegar aos 40 anos
O envelhecimento leva a alterações na estrutura da fibra muscular, com perda de água e redução da elasticidade, cuja consequência é uma incidência das lesões musculares mais alta nos atletas “quarentões”.
Praticar uma única modalidade esportiva uma vez por semana
A prática regular de qualquer modalidade esportiva condiciona melhor o indivíduo, no sentido de fortalecer, alongar e melhorar a agilidade neuro-motora. Para atletas profissionais, o treino funcional e de resistência são hoje considerados imperativos na preparação física e prevenção de lesões. Por este motivo, estatisticamente, aquele futebolzinho às quintas-feiras com os amigos traz alto risco de lesão muscular.
Antes de voltar a treinar, procure um médio para avaliar seu risco de lesões (Foto: Getty Images)
Ficou muito tempo sem praticar esporte, quer voltar a treinar e não considera necessária uma consulta pré-participativa com um medico do esporte
Em uma consulta pré-participativa, além da avaliação dos riscos cardiovasculares, outra grande função do médico do esporte está na prevenção de lesões. Além de avaliar o funcionamento dos grupos musculares e de aplicar testes funcionais para determinar a agilidade neuro-motora para o esporte que a pessoa quer praticar, sempre solicito o teste isocinético, cujo resultado traz a força, potência, resistência e o equilíbrio entre os grupos musculares. O desequilíbrio muscular, principalmente no membro dominante, é hoje considerado um dos principais fatores ligados à lesão muscular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário