quarta-feira, 26 de julho de 2017

DF



O paraíso é logo ali: conheça exuberantes cachoeiras ao redor de Brasília

Conheça as principais quedas d'água ao redor de Brasília que encantam pela beleza e pela exuberância. Esses santuários ficam principalmente na Chapada dos Veadeiros e em Pirenópolis, além da região do Entorno



Elvio Gusmão Santos/Flickr


As férias do meio do ano estão acabando, mas ainda há tempo de dar uma escapadinha da cidade e renovar as energias numa bela cachoeira. Se o Centro-Oeste não tem praia, supera a carência com verdadeiros refúgios que oferecem paisagens belíssimas, pertinho de Brasília. No estado vizinho, Goiás, estão diversos desses locais, que atraem milhares de turistas aventureiros todos anos. Algumas quedas d’água são mais badaladas, mas existem locais belíssimos e pouco conhecidos que valem a pena visitar. Julho, apesar do frio, é o mês mais seguro para aproveitar uma boa cachoeira devido à seca. A ausência de chuva evita as trombas d’água, que são perigosas e corriqueiras no período de chuvas. A proveite o período para unir os dias de folga à segurança e à beleza. Escolha a sua preferida, arrume as malas, não esqueça a câmera fotográfica e boa viagem!


Um dos maiores paraísos ecológicos do país, patrimônio natural mundial, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um lugar encantador. Localizado a 229 km de Brasília e a 428km de Goiânia, a Chapada abriga inúmeras cachoeiras de tirar o folêgo. É uma excelente opção para quem deseja passar alguns dias em contato com a natureza. Além do caráter ecológico, há muitas histórias e especulações sobre atividades paranormais que, segundo  místicos, ocorrem na região. Por isso, o local atrai curiosos. Antes de ir, é preciso saber que sete municípios fazem parte da reserva ecológica, mas as três principais cidades, cujo turismo  se desenvolveu e mantém infraestrutura com pousadas, hotéis e restaurantes são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.

A Chapada é marcada por dois períodos característicos, a seca e as chuvas. Os meses secos do ano, de maio a setembro, são o período mais seguro para visitar o parque, porque não há riscos de trombas d’águas. Além disso, as águas estão mais claras e diversas cachoeiras ficam com a cor azul turquesa. Já no período chuvoso, de outubro a abril, há riscos de trombas d’água e o acesso a algumas cachoeiras fica mais difícil porque é feito por estrada de chão. Mas, apesar dos cuidados que se deve se ter na época da chuva, a natureza continua encantando. As cachoeiras ficam bem volumosas e encorpadas. Não é possível saber o número exato de cachoeiras no parque. O que se sabe é que uma é mais bonita que a outra e que vale a pena conhecê-las. Confira algumas das principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário