domingo, 4 de junho de 2017

POLÍCIA

Polícia faz perícia em fuzis para identificar numeração das armas apreendidas no G1 Galeão

Polícia do Rio apreende 60 fuzis no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)

Em entrevista ao Bom Dia Rio, o delegado titular da delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, Maurício Mendonça, explicou sobre a cooperação entre agências americanas e a polícia. Segundo investigadores da Polícia, o objetivo é prendê-lo e trazê-lo para interrogatório no Brasil.
“As informações foram repassadas à polícia americana, que está realizando diligências para capturar os marginais que estão nos Estados Unidos”, explicou o delegado.
Até o momento, a polícia tem informações sobre a participação no esquema de um despachante aduaneiro que ajudava a liberar a mercadoria.
Dando detalhes sobre a investigação, o delegado contou que os policiais não acreditavam que a rota aérea estaria sendo usada para trazer fuzis para o Rio.
“A informação demorou a chegar para nós, levamos um ano e meio nessa investigação. Inicialmente achamos que ele vinha de maneira terrestre. Bem próximo do fim descobrimos que o armamento estava vendo pelo Aeroporto Internacional”, destacou um dos responsáveis pela investigação.
O delegado da Polícia Civil acredita que a descoberta da rota possa alterar a rotina nos aeroportos.
“Agora que está comprovado que vem dessa forma, imagino que deva haver uma mudança na rotina. E tudo isso ontem foi comunicado à Polícia Federal e à Receita Federal que contribuíram para que esta apreensão acontecesse. Eu acredito que, a partir de agora, essa fiscalização seja maior”, explicou Maurício Mendonça.
Uma reunião pode alterar a forma como é monitorada as cargas que chegam ao Brasil. Atualmente, o que vale é o sistema por amostragem, que pode ser alterado por um sistema mais rígido.
“Tudo começou porque um dos fuzis apreendidos é o AR-10, que é um fuzil americano, que vem dos Estados Unidos. Percebemos que este fuzil estava sendo empregado de maneira firme, tanto no tráfico de drogas quanto no roubo de cargas. Percebemos que o Rio de Janeiro poderia 
estar sendo inundado com este tipo de armamento”, explicou o policial.

Fuzis foram apreendidos no Aeroporto Galeão na tarde de quinta-feira (1). Carga é avaliada em mais de R$ 3 milhões (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário