sábado, 10 de junho de 2017

ATUALIDADES

Visitantes da Bio Brazil Fair 

degustam produtos da agricultura 


familiar 



Resultado de imagem para Bio Brazil Fair | Biofach América Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Foto: Divulgação
Quando se entra em uma feira como a Bio Brazil Fair, a maior no segmento de orgânicos da América Latina, difícil não se surpreender. São produtos dos tipos mais variados, de todos os ramos: vestuários, cosméticos, alimentícios, fitness. E quando se trata da agricultura familiar, o impacto ultrapassa a surpresa. Para muitas pessoas, é a primeira oportunidade de degustar e comprar um produto das mãos de quem o fez. “O suco tem um outro gostinho, muito mais especial”, explicou o arquiteto José Fernando Rebelo, de 56 anos.
Ele e a namorada, a fisioterapeuta Bete Santos, de 40 anos, estão no primeiro dia de feira e a intenção é conhecer as tendências desse universo dos orgânicos e da sustentabilidade. José Fernando e Bete provaram os sucos orgânicos produzidos pela Cooperativa de Produtores Ecologistas (Coopeg), especialista em bebidas derivadas da uva. A Coopeg é um dos 10 empreendimentos selecionados pela Sead para estar na Bio Brazil Fair. Segundo o casal, se pudesse incluiriam a cooperativa no hall dos indicados ao Guia Michelin, com duas estrelas.
O Guia é o mais respeitado do mundo entre os roteiros de dicas gastronômicas. “Quando se ganha duas estrelas, significa que o lugar, aquela comida daquele restaurante, vale a visita caso você esteja na região. Para mim, particularmente, teve um valor diferente porque foi a primeira vez que pude degustar um suco de uva, de diferentes tipos e sabores, por quem produziu aquele suco do começo até a ponta. Ela não comprou e preparou para eu beber. Ela plantou, semeou, colheu e fez esse suco, totalmente diferente do que estamos acostumados a ver no mercado comum”, justificou José Fernando.
Para Bete, outro diferencial foi o atendimento. “Analiso muito a forma como as pessoas atendem os clientes. Quando chegamos, ela estava ocupada, mas logo em seguida nos atendeu e foi muito simpática. Contou toda a história da cooperativa, a forma de produção deles, algo que nos surpreendeu. Ainda nos convidou para, se quisermos, conhecermos a propriedade”, contou Bete.
Sandra Soares, de 47 anos, tem uma empresa familiar, no Ceará. A produção é própria, feita em Serra da Ibiapaba, na cidade de Guaraciaba do Norte. A loja é de orgânicos, resultado de um manejo feito pela família há cerca de 20 anos. Sandra já se programou para visitar a Bio Brazil Fair durante três dias, tempo, segundo ela, suficiente para conhecer novos produtos e o que há de novidade no mundo dos orgânicos. Um dos produtos que ganhou o gosto da produtora foi a castanha-do-Pará da Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam).
Segundo Sandra, a demanda pela castanha é grande no estado e ainda não é vendida na loja, o Portal do Orgânico. “Achei muito saborosa. E sendo da agricultura familiar, tem um valor especial. Esse tipo de incentivo é muito importante para incentivar a produção familiar e valorizar os produtos que nós produzimos. Ficou tão feliz em ver esse tipo de fomento”, afirmou ela.
Parceria 
Os dez empreendimentos selecionados pela Sead, por meio de chamada pública, atenderam aos critérios de ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação. A feira vai até este sábado, (10), na Bienal, em São Paulo. O evento faz parte das estratégias de promoção comercial da Sead em parceria com a GIZ – Cooperação Técnica Alemã, dentro do projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável.
O projeto tem o objetivo de ampliar o acesso ao mercado para produtos da sociobiodiversidade e agroecologia produzidos por cooperativas e associações de agricultores familiares, além de povos e comunidades tradicionais da Amazônia.
A feira
A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia é considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. Tem como objetivo oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. Participam da feira produtores, indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias. Este é o grande encontro anual do mercado orgânico no Brasil. Leia mais sobre a participação da Sead aqui.

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Fonte: Easycoop

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário