Açaí:
consumo errado causa
doenças, perda de energia e
ganho de peso
Entenda problemas mais comuns na ingestão da fruta e conheça seus reais benefícios Foto: REPRODUÇÃO
|
Guaraná usado no açaí pode facilitar aparecimento da diabetes, problemas na tireoide e mais
Diferente da região norte do Brasil, onde o açaí é consumido em sua forma mais pura e sem adição de açúcares, comumente acompanhado de farinha e peixe, nos outros lugares do país a fruta é servida com ingredientes calóricos, como granola, leite em pó, mel, paçoca e até mesmo leite condensado. Outro ponto importante é que grande parte das lanchonetes ou restaurantes coloca uma abundante quantidade de xarope de guaraná no açaí que é comercializado.De acordo com a especialista em Saúde Integrativa Melissa Setubal, o guaraná possui um alto índice de cafeína em sua composição e, se consumido em excesso, pode acabar causando um desequilíbrio hormonal. A especialista explica que, diferente do que as pessoas imaginam, a cafeína é uma das substâncias que mais tira a energia do corpo.
"A cafeína é um estimulante que atua diretamente na produção de cortisol, que é o hormônio responsável por nos deixar alerta, também conhecido como o hormônio do estresse. O consumo excessivo desta substância faz com que o corpo gaste muita energia para produzir o cortisol, sendo necessário repô-la. Para isso, o organismo começa a pedir por mais glicose, que é a energia rápida que ele tem para consumir. Todos esses procedimentos acabam atingindo os demais sistemas metabólicos que processam a glicose, sobretudo o pâncreas, que produz a insulina. Sendo assim, a cafeína tende a provocar diversos efeitos no organismo, podendo piorar ou desencadear distúrbios hormonais como TPM, estresse crônico, fadiga adrenal, problemas na tireoide, ovário policístico e até diabetes, além do cansaço físico. E isso não acontece com o consumo em longo prazo, basta consumir cafeína diariamente por menos de uma semana que o organismo já será afetado", explica Melissa.
Outro mito a respeito do açaí é a ideia de que ele apoia em processos de perda de peso, por se tratar de uma fruta. A nutricionista Carla Caratin alerta que 100g de açaí puro contém 58 cal. No entanto, se adicionarmos o xarope de guaraná a esta mesma quantia, a fruta passa a ter 110cal. "É por isso que se consumirmos o açaí com esses ingredientes nada saudáveis não obteremos quase nenhum dos benefícios que a fruta proporciona à saúde. Ela, então, deixa de ser um alimento interessante, para ser uma fonte de caloria e açúcares, fazendo com que nosso corpo passe a armazenar muita gordura", explica a nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário