Maestro dos EUA rege concerto no Theatro da Paz
Pela primeira vez, a OSTP será regida por Dean Anderson, nesta sexta-feira, 31. Entrada franca
A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) terá uma noite inédita nesta sexta-feira (31). Pela primeira vez, o grupo será regido pelo maestro norte-americano Dean Anderson, em mais um concerto que celebra os 20 anos da orquestra. A entrada é franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir da 9h no dia do evento.
No programa, obras de compositores estadunidenses: a abertura da opereta “Candide”, de Leonard Bernstein; e o balé Appalachian Spring, de Aaron Copland. A noite traz ainda a execução da Sinfonia nº 5, do compositor finlandês Jean Sibelius.
“Durante toda a minha vida me inspirei em diversos compositores, mas sinto um carinho especial pelos americanos. Já a música de Sibelius soa diferente de outras sinfonias, como Beethoven, Schubert, Brahms... É intrigante. Amo a maneira como consegue fazer a orquestra colocar tanta cor e tanta textura no ar. É rico porque ele valoriza as cores do som, e não somente melodia, harmonia e progressão. Então é muito especial para mim poder levar cores para as pessoas, por compartilhar isso com elas”, declara o regente.
A noite marca o retorno de Dean Anderson ao Theatro da Paz, onde tocou, pela primeira vez, há 18 anos, quando ainda era violinista. Voltar aos palcos da maior casa de espetáculos do Pará como maestro será especial, garante. “É como um sonho voltar aqui. Eu fico muito feliz em retornar, sinto um grande prazer em ver este palco novamente e poder tocar com músicos fabulosos”.
Dean Anderson estudou violino em Missouri, na Columbia, e obteve o doutorado em Artes Musicais na UCLA. Já regeu orquestras na Itália, China, Tailândia, Japão e Vietnã. Amigo do maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto, Anderson fala com entusiasmo sobre os músicos paraenses e sobre a importância da orquestra sinfônica para a cena cultural do Pará.
“A música clássica não é originalmente do Brasil, veio da Europa, mas não se trata apenas da minha música, ou da sua música. Nós compartilhamos isso com o mundo inteiro. E ter uma orquestra com um nível tão alto como essa é importante. Ouvi-la de perto, ao vivo, é uma experiência única e que é especial para a comunidade, sobretudo para as crianças. Não são muitas cidades que têm esse pensamento, que investem nisso. É importante para inspirar jovens talentos. Ter essa orquestra aqui, e ainda completando 20 anos, é muito especial”, declara Dean.
FONTE: G1 PARÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário