segunda-feira, 20 de março de 2017

MUNDO

Melhor professora do mundo: canadense vence Global Teacher Prize 2017, o “Nobel” da educação

Melhor professora do mundo: canadense vence Global Teacher Prize 2017, o “Nobel” da educação
Melhor professora do mundo: canadense vence Global Teacher Prize 2017, o “Nobel” da educação  |  Foto: Divulgação     

A professora canadense Maggie McDonnell foi a vencedora do Global Teacher Prize, 2017, o “Nobel” da educação. O prêmio foi anunciado neste domingo (19) em uma cerimônia ocorrida em Dubai. O professor brasileiro Wemerson Nogueira, responsável por um trabalho sobre a tragédia de Mariana, ficou entre os finalistas.
McDonnell trabalha em Salluit, uma aldeia indígena esquimó acessível apenas via aérea e localizada em uma região do Ártico canadense. Com o objetivo de atrair jovens à escola em uma região que sofre com condições climáticas severas – a temperatura durante o inverno pode chegar a - 25°C – e com a desigualdade social, Maggie criou um programa que envolve os alunos em projetos de seu interesse.
O objetivo é que os jovens se sintam conectados à escola, algo que ela faz por meio de uma cozinha comunitária, uma loja de artigos usados e um centro fitness. A ideia é fazer com que o trabalho dos estudantes seja reconhecido, ajudando também em sua autoestima. O Global Teacher Prize premia seu vencedor com US$ 1 milhão, que o educador pode utilizar para ampliar o projeto e impactar ainda mais vidas por meio do mesmo.
BRASILEIROS NA DISPUTA
O professor do Espírito Santo, Wemerson Nogueira, de 26 anos, ficou entre os dez finalistas após desenvolver um filtro para ajudar as vítimas da tragédia de Mariana, em Minas Gerais, e que tornou a água do rio Doce inutilizável. O professor amazonense Valter Pereira de Menezes também entrou na disputa, chegando a ficar entre os 50 melhores.
O Global Teacher Prize é uma iniciativa da Fundação Varkey, uma ONG fundada pelo indiano Sunny Varkey e que é dedicada à educação.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário