quinta-feira, 16 de março de 2017

MOBILIDADE

Sessão da Câmara sobre apps de transporte é encerrada após confusão

Houve bate boca entre representantes de movimento liberal e taxistas.
Sessão foi interrompida duas vezes e encerrada após 3 horas.

 

A sessão da Câmara de Belém que debateria o funcionamento de aplicativos de transporte particular, que conectam passageiros a motoristas que oferecem serviços privados, foi suspensa na manhã desta quinta-feira (15). A data para uma nova audiência ainda não foi marcada.

O debate foi suspenso em por duas vezes e, após três horas, acabou sendo cancelado. Um representante do Movimento Liberal Paraense subiu ao plenário para se manifestar a favor dos aplicativos, mas foi interrompido por um grupo de vereadores. Houve bate-boca e o vereador Gustavo Sefer (PSD), que presidia a sessão, finalizou os trabalhos sem que se chegasse a um consenso.
Além dos liberais, um grande número de taxistas acompanhou a sessão.Na saída, houve mais bate-boca entre representantes dos dois grupos. Um motorista de táxi alegou ter sofrido injúria racial. O caso está sendo apurado pela polícia.

A polêmica dos aplicativos
Em 2016 a Câmara aprovou um projeto de lei proibindo o funcionamento de aplicativos que conectam motoristas e passageiros para transporte privado remunerado. A medida foi questionada pela Defensoria Pública, alegando que o legislativo municipal contrariava os interesses da população.

Apesar da decisão do legislativo municipal, na prática as empresas que conectam usuários e motoristas através de soluções tecnológicas operam livremente em Belém, já que serviços de transporte individual privado são previstos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, e tem respaldado na constituição.

Segundo os taxistas, os aplicativos são uma concorrência desleal com os motoristas de táxi legalizados, por conta dos tributos que a categoria precisa pagar para operar na capital paraenses.


FONTE: G1 PARÁ

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário