segunda-feira, 13 de março de 2017

ESPORTES

Recife sedia Mundial Escolar de 


Tênis pela primeira vez


Equipes de Brasil e Inglaterra fizeram treino aberto
Equipes de Brasil e Inglaterra fizeram treino aberto Foto: Leo Motta, da Folha de Pernambuco



Recife se tornará, a partir desta segunda-feira (13), a capital do tênis escolar mundial. Cerca de 300 atletas de 13 países estarão reunidos para disputar a 9ª edição do World Schools Championship Tennis 2017, o Mundial Escolar de Tênis, que acontece até o domingo (19), no Squash Tênis Center, em Boa Viagem, e no Recife Tênis Clube, no Ipsep. Disputado pela primeira vez no Brasil e na América Latina, o torneio é realizado pela International School Sport Federation (ISF), em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

As disputas iniciam nesta segunda, com mais de 50 partidas por equipes, nas categorias masculino e feminino (de 14 a 18 anos), em 14 quadras de saibro disponíveis nos locais de competição. A primeira fase do campeonato é disputada em sistema de grupos e os dois melhores de cada chave se classificam para o mata a mata.

A cerimônia de abertura será realizada à noite, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, e contará com a presença da ex-número 1 do Brasil, a tenista pernambucana Teliana Pereira.

Os países participantes do Mundial deste ano são Itália, Inglaterra, Bélgica DG, Bélgica FL, Alemanha, China, Taipei, Nova Zelândia, França, Turquia, Escócia, Chile e Brasil. A delegação brasileira será representada pelos atletas do Colégio Santa Maria, do Recife. Entre os destaques pernambucanos estão a vice-campeã de duplas da Copa Guga Kuerten, Camila Almeida, e o vice-campeão de duplas do Banana Bowl e 8º no ranking brasileiro, Vitor Jordão.

“Vai ser um ótimo torneio, independente do resultado. O mais importante, principalmente, é aproveitar ao máximo todas as experiências, esse intercâmbio cultural com os competidores dos outros países, jogar, tentar me divertir e dar meu melhor em quadra”, afirmou Vitor Jordão.

Na quinta-feira, será dada uma pausa nas disputas para apresentações culturais dos países participantes. Todas as delegações irão mostrar um pouco de suas culturas na chamada Feira das Nações. A programação também será voltada para o Dia Cultural, com um passeio turístico das delegações pelo Recife Antigo. É o momento de intercâmbio e troca de experiências entre os atletas e técnicos, um dos principais objetivos do International School Sport Federation (ISF).

“Nós participamos do Mundial no Catar há dois anos, quando terminamos no 14º lugar e ficamos impressionados com a estrutura do tênis. Então, nos candidatamos a sediar a competição e conseguimos a aprovação da Federação Internacional para trazer para o Recife. O interessante desse evento é que a gente não foca somente no rendimento, paramos um dia da competição para fazer o Dia Cultural, apresentamos para o pessoal de fora a cultura brasileira, a cultura local e, no final do dia, fazemos a noite das nações”, contou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Robson Aguiar.

Fonte: Folha PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário