MIT oferece prêmio de 250 mil dólares para quem quebrar regras
IT quer incentivar ações inovadoras (Foto: Getty) |
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, dará o prêmio de US$ 250 mil (cerca de R$ 790 mil) à pessoa ou ao grupo que quebrar regras e correr riscos– desde que em benefício da sociedade. As inscrições começaram no início de março e vão até 7 de maio de 2017.
É necessário que o projeto seja criativo, corajoso e pacífico. Podem ser iniciativas de pesquisa, de direitos civis, de liberdade de expressão ou de direitos humanos, por exemplo.
A ideia do prêmio partiu da constatação de que as normas das instituições e da sociedade podem sufocar a criatividade e as mudanças benéficas nas ciências, nas empresas, na academia e nas comunidades locais.
“Não mudamos o mundo obedecendo regras”, diz Joi Ito, diretor do laboratório de mídia do MIT. “Não ganhamos um Nobel por termos respeitado a norma, e sim desobedecido as autoridades.” Ele menciona a luta de Martin Luther King e de Galileu Galilei, por exemplo, que trouxeram avanços à sociedade ao contestarem a ordem.
Para fazer a inscrição, é necessário preencher o formulário com dados pessoais, descrição da “desobediência” e explicação de como a ação pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor. O resultado sairá no dia 21 de julho de 2017.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário