terça-feira, 21 de março de 2017

ATUALIDADE

Audiência pública debate hidrelétrica e mineração no sudeste do Pará

Representantes da população e poder público se encontram em Altamira.
Até 12h30 Norte Energia não havia mandado representante ao evento.




MPF diz que Belo Monte alterou o modo de vida de comunidades tradicionais da Volta Grande do Xingu (Foto: Mario de Paula/TV Globo)
MPF diz que Belo Monte alterou o modo de vida de comunidades tradicionais da Volta Grande do Xingu (Foto: Mario de Paula/TV Globo)



Moradores do sudeste do Pará participam, nesta terça-feira (21), de uma audiência pública que debate os impactos da construção da hidrelétrica Belo Monte nas comunidades da Volta Grande do Xingu.

Prevista para 9h da manhã, a audiência começou pouco depois das dez com a presença de representantes de órgãos do governo e das populações afetadas. Até 12h30 a Norte Energia, responsável pela usina, não havia mandado representante.
Segundo o MPF, as comunidades locais estão abandonadas pela empresa. Em vistoria realizada em 2016, o órgão constatou que a transformação do ambiente pela barragem tirou o sustento dos ribeirinhos que dependiam do rio. Procurada pelo G1, a norte não se manifestou sobre estas alegações.
Comunidades tradicionais também participam de audiência pública em Altamira. (Foto: Mario de Paula/TV Globo)Comunidades tradicionais também participam de audiência pública em Altamira. (Foto: Mario de Paula/TV Globo)

Mineração
Além da diminiução da vazão do rio Xingu na região da Volta Grande, a audiência também irá debater os possíveis impactos do projeto de mineração da empresa Belo Sun em Senador José Porfírio, cuja licença para extração de ouro foi concedida pelo governo em fevereiro de 2017.
De acordo com o MPF, a autorização foi concedida sem que existam estudos sobre as consequências ambientais deste projeto. Segundo o governo do Pará, foram três anos de análises para a liberação desta licença, e a expectativa é que o projeto gere 2.100 empregos diretos na fase de implantação, e 526 na fase de operação.
 Audiência também irá debater os possíveis impactos do projeto de mineração da empresa Belo Sun em Senador José Porfírio. (Foto: Mario de Paula/TV Globo)Audiência também irá debater os possíveis impactos do projeto de mineração da empresa Belo Sun em Senador José Porfírio. (Foto: Mario de Paula/TV Globo)

FONTE: G1 PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário