Os 'Smurfs comunistas' que geraram polêmica sobre liberdade de ensino no Uruguai
Foto:Getty Images Seriam os Smurfs comunistas? Esta é a discussão que vem mobilizando educadores, políticos e o governo uruguaio |
Os Smurfs, os famosos personagens azuis criados em 1958 pelo belga Pierre Culliford, o Peyo, estão no centro do mais recente e acalorado debate político do Uruguai.
No começo desta semana, tornaram-se virais no país textos de um livro escolar que recorre à aldeia dos Smurfs para explicar o sistema comunista.
"Talvez o seguinte exemplo ajude a entender a ideia da sociedade comunista. Você conhece os Smurfs? Eles são uma comunidade que vive em uma aldeia", diz o livro da professora Silvana Pera, intitulado Uy-siglo XX."Todos têm acesso a moradia. Ninguém passa fome. O poço de água é para uso coletivo, não é de ninguém e é de todos", continua."Todos têm deveres com a comunidade, por exemplo se ocupam daquilo que sabem fazer. O Smurf cozinheiro vai cozinhar, o Smurf carpinteiro consertará o que quebrar e, assim, cada um da comunidade oferece seu trabalho e recebe o trabalho dos demais", explica.
Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário