sábado, 11 de fevereiro de 2017

MUNDO

Estado Islâmico será expulso do Iraque em 2017, diz ministro britânico da Defesa

Michael Fallon alertou, porém, que reconquista de Raqa, na Síria, pode ser mais complicada devido à guerra civil no país.







O iraque vai conseguir eliminar o grupo Estado Islâmico (EI) de suas principais cidades ainda em 2017 - previu neste sábado (11) o ministro britânico da Defesa, Michael Fallon, falando de Erbil, capital do Curdistão iraquiano.
"Estou feliz de constatar a libertação do leste de Mossul e o lançamento, em breve, da ofensiva para retomar a parte ocidental de Mossul", declarou Fallon, em entrevista coletiva em Erbil.
Apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos na luta contra o EI, as tropas iraquianas lançaram, em 17 de outubro, uma ampla ofensiva para recuperar a cidade de Mossul. As forças iraquianas conseguiram controlar o leste da cidade e, agora, preparam uma operação para recuperar o oeste.
Fallon saudou a ação das forças britânicas na coalizão, indicando que alcançaram 300 alvos em Mossul e seus arredores, além de dar apoio - principalmente em termos de treinamento - aos 40 mil membros das forças iraquianas. Entre eles, há 7 mil.000 peshmergas (forças curdas).
"Esperamos que o Daesh [acrônimo do EI em árabe] seja expulso das principais cidades do Iraque em 2017", afirmou o ministro britânico.
Fallon disse, porém, que a reconquista de Raqa - o maior reduto do EI na Síria, onde a coalizão internacional também atua - poderá ser "mais complicada, em consequência da guerra civil" no país vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário