Descoberto aumenta volume de água, mas ainda deixa DF em 'estado de alerta'
Últimas chuvas ajudaram a elevar nível da barragem. Na comparação com 2016, porém, janeiro teve redução de 63% no volume de chuva.
O reservatório do Descoberto, no Distrito Federal, aumentou em 33% o volume de água desde 31 de dezembro de 2016, mas o aumento ainda não foi suficiente para acabar com o racionamento imposto pela Caesb. Enquanto isso, no mesmo período, o reservatório de Santa Maria teve uma redução de 1,5% no volume total. Essas variações se devem, principalmente, a instabilidade da chuva na capital.
Na manhã desta quinta-feira (09), o Descoberto atingiu 29,66%, o maior volume desde novembro de 2016, e há 6 dias registra altas. O reservatório Santa Maria também voltou a aumentar (2%), e registrou o maior acrescimo percentual, em relação ao dia anterior, desde o início da crise hídrica.
De acordo com estudo do Instituto Nacional de Metereologia (INMET), esse aumento lento se deve ao baixo volume de chuvas. Exemplo disso foi o mês de janeiro, quando o INMET registrou 145 milímetros, 63% menos que no mesmo período de 2016, quando a média atingiu 398 milímetros.
O estudo mostra ainda que só a partir do dia 13 as chuvas se tornaram diárias. Isso ajudou a aumentar o volume do reservatório do Descoberto, que naquele dia estava em 18,69% - o pior desde o início da crise hídrica no DF.
Critério de avaliação
A Adasa classifica a situação dos reservatórios em quatro níveis diferentes. O primeiro é o sinal verde, quando a situação está normal e o volume varia entre 60 e 100%. Em seguida tem o chamado "estado de atenção", que é laranja e vai até 59,99%. É nessa situação que se encontra o reservatório de Santa Maria, que está com 41,95% do volume total. Já o reservatório do Descoberto, com 29,66%, está em "estado de alerta", cuja cor é amarela, e varia entre 20 e 39,99%. O pior estado é o de "restrição", cuja cor é vermelha e o volume fica entre 0 e 19,99%.
Confira a rotação do racionamento de água para os próximos dias:
Quinta (09): Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II
Sexta (10): Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria
Sábado (11): Gama
Domingo (12): Ceilândia Leste, QNM, QNJ e QNL; Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Samambaia, Setor de Mansões de Taguatinga, Vila Cauhy e Vargem Bonita
Segunda (13): Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I
Terça (14): Taguatinga Norte (incluindo QNL/EQNL 01 a 08, 10 e 12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário