37º TORNEIO ARIMATÉIA- Final 2016/2017
Neste domingo(8), em Taguatinga, acontece a grande final do Torneio Arimatéia de FutSal, assim como todos os anos as competições foram realizadas em 21 dias, teve início em 19 de dezembro de 2016 e a grande final no dia 08 de janeiro de 2017.Sendo realizadas dentro de uma quadra especificamente montada no Taguaparque em Taguatinga para as competições. o Torneio que hoje virou sinônimo de tradição é considerado o maior torneio de futsal da América Latina, há 37 anos reúne jogadores não só da Grande Brasília, mas de todo o país, que aproveitam o fim de ano para se confraternizar e jogar bola com os amigos.Mas acontece há 43 anos, o que começou apenas com uma brincadeira entre amigos, onde na infância se reuniam para disputarem garrafas de refrigerantes jogando partidas de futsal em chão de terra batida e golzinhos de pedra, e atualmente é grande evento desportivo na Capital Federal, circulando assim mais de 100 mil pessoas durante os dias de realização do evento.
Com uma enorme arquibancada de
ferro envolta da quadra de concreto, estruturada especialmente para o
torneio. A torcida fica protegida do sol e pode reencontrar os amigos. Pelo torneio já passaram grandes nomes do futsal
brasileiro — assim como amadores. Esse é um dos atrativos do Arimatéia. O governo apoia moralmente
“O torneio faz parte do calendário esportivo da capital da república, mas não tem verba destinada, para eu montar toda essa estrutura; eu tenho que correr atrás dos grandes empresários e das empresas privadas”, defende o organizador.
Nesse ano o evento também foi afetado pela crise financeira, pois como relatou o organizador, muitos dos patrocinadores reduziram em até 50% a colaboração, “Mas com todas as dificuldades nós iremos fechar com chave de ouro, com uma grande queima de fogos e o agradecimento ao papai do céu”, frisou.
Arimatéia
agarra-se à fé. Há diversas fotos do organizador com imagens de Nossa
Senhora Aparecida.
História do Torneio
O curioso é que Arimatéia nunca jogou futsal. Quando pequeno, o idealizador que agora está aposentado tentou o futebol de campo, mas se cansou de entregar a partida para os adversários. Apaixonou-se pelo salão, como define. Criado em Taguatinga, começou na cidade a organizar torneios e não quis mais parar.
Administrações regionais já tentaram levar o tradicional torneio para outros bairros e cidades — a Esplanada dos Ministérios também foi posta à disposição. Mas não adianta. “Taguatinga é meu lugar, foi onde cresci, onde estudei”, afasta Arimatéia.
Da redação com informações do Torneio Arimatéia
Nenhum comentário:
Postar um comentário