sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

JUSTIÇA

Lula, seu filho e mais 2 são denunciados na Operação Zelotes

 

A Procuradoria da República no Distrito Federal denunciou à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia foi feita como parte da Operação Zelotes. Luiz Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, também foi denunciado por lavagem e organização criminosa. Foram denunciados ainda Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, sócios da empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia.Os quatro são acusados de envolvimento em supostas negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro. Também são acusados de interferirem na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos, por meio da Medida Provisória 627.Segundo o Ministério Público, já na condição de ex-presidente, Lula teria integrado um suposto esquema que venderia a promessa de que poderia interferir junto ao governo para beneficiar as empresas MMC, Grupo Caoa e Saab, clientes da empresa Marcondes e Mautoni. Em troca, os sócios dessa empresa teriam repassado a Luiz Cláudio pouco mais de R$ 2,5 milhões, segundo a acusação do Ministério Público.

Durante as investigações, segundo o Ministério Público, não foram encontrados indícios de que a então presidente Dilma Rousseff soubesse do suposto esquema. A denúncia se baseia em documentos apreendidos por ordem judicial na Operação Zelotes e na Lava-Jato, além de depoimentos.Quanto à Medida Provisória 627, que garantiu a prorrogação de incentivos fiscais a montadoras, a denúncia afirma que a Marcondes e Mautoni teria agido de forma irregular para garantir a aprovação da norma.

 

 Um dos artigos que garantiu a prorrogação dos incentivos foi incluído pelo então deputado Eduardo Cunha contrariando posição técnica do Ministério da Fazenda, de acordo com o Ministério Público. Nesse caso, a Marcondes e Mautoni também teria feito promessa de influência política de Lula para convencer clientes a firmarem contratos milionários com a própria empresa. 

 

Fonte:  Valor 



Nenhum comentário:

Postar um comentário