João Doria Jr. (PSDB) é eleito prefeito de São Paulo no 1º turno
![]() |
Créditos imagem:(Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress) |
João Doria Júnior (PSDB), um novato em eleições, foi eleito no primeiro turno prefeito de São Paulo, maior cidade do país, neste domingo (2). Com isso, pela segunda vez, o PSDB comandará a Prefeitura paulistana, dez anos após José Serra abandonar o cargo, antes da metade do mandato, para disputar a eleição para governador.
O tucano é o primeiro a vencer a corrida paulistana sem disputar o segundo turno desde a redemocratização. Com 100% das urnas apuradas, Doria obteve 53,3% dos votos válidos contra 16,7% do atual prefeito, Fernando Haddad (PT). Celso Russomanno (PRB) ficou em terceiro com 13,6%, seguido por Marta Suplicy (PMDB), 10,1%, e Luiza Erundina (PSOL), 3,2%.
Empresário e apresentador de programa de TV, Doria estreou em uma eleição contando com o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), e acabou tendo uma ascensão surpreendente nas pesquisas de intenção de voto a partir de setembro.
Em seu discurso de vitória, na sede municipal do PSDB em São Paulo, Doria fez questão de homenagear lideranças históricas tucanas, como os ex-governadores do Estado André Franco Montoro e Mario Covas, e de lançar a candidatura de Alckmin à Presidência da República, em 2018.
Mais cedo, poucos minutos antes da confirmação da vitória, Doria disse que tinha recebido um telefonema de Haddad para parabeniza-lo e declarou que vai fazer uma gestão para todos os paulistanos e não direcionada apenas àqueles que nele votaram.
"Queria agradecer aos que me delegaram, e também àqueles que não me delegaram. Vou governar para todos.
"São Paulo não é dos paulistas, é de todos os brasileiros." Ele se comprometeu a "trabalhar muito" para devolver um papel de protagonismo à cidade: "Não estou fazendo crítica a ninguém. Vamos recolocar São Paulo no lugar que ela merece."
Doria prometeu ainda uma atitude "republicana" na sua relação com a Câmara Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário