SUPREMO DECIDE REVOGAR AUMENTO DO JUDICIÁRIO CONCEDIDO EM 2011, NO RIO
DESEMBARGADORES AUMENTARAM OS PRÓPRIOS SALÁRIOS EM 24% EM 2011
Por oito votos contra dois e uma abstenção, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu revogar o aumento de 24% aos servidores do Poder Judiciário, que havia sido concedido pelo próprio Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2011. Cabe recurso da decisão.
A medida afeta juízes desembargadores e outros servidores do judiciário. A decisão não é retroativa e os servidores não precisarão devolver os valores recebidos durante esse período.
De acordo com decisão dos ministros em outra votação, o caso deve ter repercussão geral. Dessa forma, a Justiça em todo o Brasil deve seguir o mesmo entendimento em processos semelhantes.
Reajuste
O aumento foi concedido em 2011, estabelecido por uma lei de 1987. Na época, o aumento beneficiou todas as categorias do Rio, exceto servidores do Judiciário. Um servidor entrou na Justiça e reivindicou o reajuste. Após acordo entre o Tribunal de Justiça e o governo do estado, os demais servidores da Justiça acabaram contemplados.
Segundo o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, os servidores do Judiciário do Rio já haviam tido o sistema de remuneração fixado por outra lei, de 1984. Com isso a lei de 1987 não deveria ser aplicada à categoria. Ainda segundo Barroso, não cabe ao Poder Judiciário aumentar vencimentos de servidores sob o fundamento da isonomia, já que não tem função legislativa.
Fonte: Diário do Poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário