Depois de dois anos de cerco, iraquianos recebem assistência alimentar
Programa Mundial de Alimentos consegue entregar comida a mais de 30 mil pessoas em Qayarah, área que estava inacessível; ONU teme aumento dramático dos deslocamentos no país.
PMA distribui alimentos para mais de 30 mil iraquianos em Qayarah. Foto: Organização do Empoderamento das Mulheres (WEO)
Uma agência das Nações Unidas conseguiu entregar comida para mais de 30 mil iraquianos em Qayarah, cidade que está sob cerco e estava inacessível há mais de dois anos.
Ao fazer o balanço da iniciativa, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, destacou que a população local está sofrendo com fome extrema e fraco acesso a mantimentos.
Destruição
Na semana passada, o PMA e parceiros humanitários conseguiram chegar na cidade, que fica a 60 km de Mossul, e notaram que toda a população precisava de alimentos e de outros itens de assistência com urgência.
As lojas e supermercados estavam destruídos ou fechados e os estoques de comida eram extremamente baixos. As pessoas conseguiram sobreviver à base de trigo.
A população também não tem acesso à água potável, à eletricidade e a serviços médicos. As equipes do PMA conseguiram entregar kits com tâmaras, feijão, arroz, lentilha, farinha de trigo, óleo e comida enlatada. As porções serão suficientes para um mês.
Desalojados
Para continuar fornecendo alimentos às famílias na região de Mossul, a segunda maior do país, o PMA precisa receber US$ 106 milhões até o fim do ano.
Ao mesmo tempo, a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, alerta sobre a possibilidade "dos deslocamentos aumentarem de forma dramática no país". Isso devido à tentativa militar de recuperar a cidade de Mossul das forças do grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.
O Acnur já está se preparando para aumentar suas operações e montar mais acampamentos para desalojados. O conflito no Iraque já fez com que 3 milhões de civis abandonassem suas casas desde junho de 2014.
Fonte: Rádio das Nações Unidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário