Governo italiano nomeia delegado para cuidar da reconstrução após terremoto
O Conselho de Ministros da Itália aprovou nesta quinta-feira a nomeação de Basco Errani, ex-presidente da região de Emilia Romagna, como delegado extraordinário para tramitar a reconstrução das zonas afetadas pelo devastador terremoto de 24 de agosto.
A função deste delegado, figura que na Itália é conhecida como "comissário extraordinário", será se coordenar com as administrações estatais, presidentes das regiões afetadas e os prefeitos para falar de programas e recursos necessários para a reconstrução.
Além disso, deverá estar em próximo contato com a Autoridade Nacional Anticorrupção, para evitar possíveis casos de desvio, corrupção ou inclusive infiltrações mafiosas na concessão dos contratos públicos.
O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, explicou hoje em entrevista que Errani foi eleito por ter experiência na gestão do terremoto que afetou a região de Emilia Romagna em 2012 e "onde se trabalhou muito bem em reconstrução".
Errani já está trabalhando e participa da reunião que realizam hoje os dirigentes das regiões afetadas pelo terremoto.
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, o delegado extraordinário informará sobre seu trabalho só a Renzi, que já anunciou há poucos dias que cada euro gasto na reconstrução será controlado.
Renzi destacou a necessidade de controles e transparência depois das irregularidades e casos de corrupção e infiltrações do crime organizado na reconstrução após o terremoto de L'Aquila de 6 de abril de 2009.
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário