terça-feira, 6 de setembro de 2016

MUNDO

Furacão Newton atinge o México e derruba árvores, cabos e telhados

Ventos de 150 km/h e chuvas pesadas atingiram costa oeste.
Luz foi suspensa em Los Cabos, onde 1,5 mil pessoas se refugiaram.


O furacão Newton tocou a terra nesta terça-feira (6) perto da área turística de Los Cabos, na costa oeste do México, com ventos de 150 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
"Até o momento, não se tem registro de pessoas falecidas ou desaparecidas pela passagem do furacão Newton", disse no Twitter o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente.
Com ventos de 150 km/h, Newton – um furacão de categoria 1 das 5 da escala de Saffir-Simpson – atingiu a Península da Baixa Califórnia dois anos depois do furacão Odile, que deixou seis mortos e US$ 1 bilhão em danos após alcançar a categoria 4.
Às 12h de Brasília (15h GMT), os ventos de Newton tinham perdido força até 130 km/h, segundo o NHC. O centro afirmou, no entanto, que "fortes ventos e chuvas pesadas" estão atingindo o estado de Baixa Califórnia Sul.
O diretor de Proteção Civil de Los Cabos, Marco Antonio Vázquez, confirmou à AFP que "os ventos estão muito fortes", derrubando várias árvores, cabos de telefonia e telhados. O serviço de luz elétrica foi suspenso em Los Cabos, onde cerca de 1,5 mil pessoas se refugiaram em abrigos.
Homem recolhe objetos na praia de Los Cabos após a passagem do furacão Newton nesta terça-feira (6) (Foto: AP Photo/Eduardo Verdugo)Homem recolhe objetos na praia de Los Cabos após a passagem do furacão Newton nesta terça-feira (6) (Foto: AP Photo/Eduardo Verdugo)
Os hotéis do balneário, onde estão hospedados cerca de 14 mil turistas, só registraram "alguns vidros quebrados e lonas caídas", mas as autoridades ainda estão contabilizando os danos, disse Vázquez.
"Todas as estradas na Baixa Califórnia Sul estão transitáveis", afirmou Puente, enquanto as autoridades estão fazendo trabalhos preventivos.
O NHC disse que "um debilitamento (do furacão) está previsto para as próximas 24 horas", mas registrou condições próprias de furacão e tempestade tropical "sobre a maioria da zona sul da península da Baixa Califórnia". Puente pediu à população  para "não sair das suas casas se não for necessário".
Voos cancelados
Desde a noite de segunda-feira, os voos foram cancelados no aeroporto de La Paz, capital da Baixa Califórnia Sul, e as autoridades fecharam os portos para pequenas embarcações na península e em outras zonas da costa do Pacífico, pois se espera que as ondas afetem as zonas costeiras baixas.
O governo da Baixa Califórnia Sul suspendeu as aulas em todo o estado e habilitou abrigos com uma capacidade total para 16 mil pessoas.
No seu último boletim, o NHC afirmou que Newton estava 80 km ao oeste de La Paz e se movia a 28 km/h em direção ao noroeste. A previsão é que o furacão atravesse a Baixa Califórnia Sul para depois entrar no Golfo da Califórnia, e que na quarta-feira toque a terra novamente no noroeste do México.
"Não esperávamos que o Newton fosse entrar em território nacional, não esperávamos que se convertesse em furacão", mas "seu comportamento tem sido muito errático desde que nasceu na sexta-feira", comentou à Radio Fórmula o diretor-geral da Comissão Nacional da Água, Roberto Ramírez de la Parra.
Riscos
O fenômeno, que provocará fortes chuvas, pode causar deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em oito estados da costa do centro e do norte do Oceano Pacífico.
Para atender a população mais vulnerável, as autoridades instalaram 3.757 refúgios temporários na Baixa Califórnia Sul, Nayarit, Jalisco, Colima, Michoacán, Guerrero, Oaxaca e Chiapas, com capacidade para abrigar até 796 mil pessoas.
Como tempestade tropical, Newton deixou três mortos e 800 afetados durante o fim de semana nos estados de Chiapas e Guerrero.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário