Conselho de Segurança a avaliar de perto a situação no Sudão do Sul
Equipa de embaixadores chega ao país neste fim de semana com o objetivo de checar questões de segurança e de direitos humanos; Conselho também está interessado em ouvir representantes do governo de transição.
Os integrantes do Conselho de Segurança seguem em viagem para o Sudão do Sul, onde vão passar o fim de semana a avaliar desafios do país mais novo do mundo. Os embaixadores farão visita aos locais de Proteção de Civis da Unmiss, a Missão da ONU no Sudão do Sul.
A visita ocorre após uma decisão do Conselho de Segurança de aprovar o envio de uma força de 4 mil homens para garantir segurança na capital Juba e região. Os soldados servirão à Unmiss.
Direitos Humanos
Antes da visita, a chefe da Missão da ONU, Ellen Margrethe Loj, falou que os membros do Conselho de Segurança terão a chance de ver de perto os principais desafios enfrentados pelos civis.
Ellen Loj explicou que os integrantes do órgão poderão ouvir da população como é seu dia a dia e assim, terão uma visão mais clara sobre como anda a segurança e o respeito aos direitos humanos no país.
Paz
A chefe da Unmiss acredita que o Conselho também terá a chance de conversar com representantes do governo de transição sobre o acordo de paz.
Tanto o órgão quanto a missão estão muito preocupados com a continuação dos confrontos no país e a piora da segurança e da situação humanitária. Segundo Ellen Margrethe Loj, a visita do Conselho de Segurança é importante pois indica um forte compromisso de levar a paz ao Sudão do Sul.
Fonte: Rádio das Nações Unidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário