Mulheres que tiram apêndice ou amídalas são mais férteis
Pesquisadores do Reino Unido analisaram centenas de mulheres durante 15 anos e os dados são surpreendentes
Os pesquisadores da Universidade de Dundee e do University College de Londres analisaram durante 15 anos os registros médicos de centenas de milhares de mulheres britânicas. Com os dados levantados, eles descobriram que aquelas que retiraram o apêndice ou as amídalas eram mais férteis.
Os dados coletados foram surpreendentemente mais altos entre as mulheres que tiraram o apêndice (54,4%), as amígalas (53,4%) e as que realizaram os dois procedimentos (59,7%) do que no resto da população (43,7%).
A análise foi realizada com 54.675 pacientes que retiraram o apêndice, 112.607 pacientes que retiraram as amídalas e 10.340 que passaram pelas duas cirurgias. Todas essas mulheres foram comparadas com 355.244 mulheres do resto da população.
Apesar de ainda não terem encontrado a relação entre os procedimentos e a fertilidade, essa descoberta pode levar à criação de novos tratamentos. Contudo, os pesquisadores alertam que as mulheres não devem realizar os procedimentos apenas com o objetivo de aumentar as chances de engravidar.
Esse estudo é importante para a entender melhor sobre os procedimentos e sobre infertilidade. De acordo com um dos pesquisadores, Sami Shimi, muitos dos médicos do Reino Unido aprendem, de forma equivocada, que a retirada do apêndice pode prejudicar a fertilidade de uma mulher.
No entanto, os pesquisadores ainda procuram uma explicação para esses números. Eles acreditam que exista uma possibilidade biológica de que o fato das amídalas e apêndices sofrem infecções regulares pode causar inflamações pelo corpo, afetando os ovários e útero.
Em entrevista à BBC, o professor Allan Pacey da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, alertou: "Sugerir que mulheres inférteis tenham as amídalas ou apêndice retirados como uma forma de melhorar suas chances de ter filhos é ir longe demais por enquanto".
Fonte: Minha Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário