quarta-feira, 10 de agosto de 2016

MUNDO

Chinês culpa Tesla por acidente com 'piloto automático' acionado

Carro bateu em outro estacionado parcialmente fora da estrada.
É o 3º acidente registrado com o modo Autopilot.

Tesla Model S bate em carro quebrado ocupando metade da faixa (Foto: Reprodução/YouTube/CarNewsChina.com)Tesla bate em carro quebrado ocupando parte da faixa (Foto: Reprodução/YouTube/CarNewsChina.com)
A Tesla informou nesta quarta-feira (10) que um de seus carros bateu em Pequim no modo "piloto automático", enquanto o motorista argumentou que a equipe de vendas vendeu a função como autônoma, superestimando sua verdadeira capacidade, segundo a agência de notícias Reuters.
A Tesla disse que revisou dados para confirmar que o carro estava no modo piloto automático, sistema que assume o controle da condução, acelera e breca automaticamente em certas condições.
A companhia, que está investigando a batida na capital chinesa ocorrida na semana passada, também disse que era responsabilidade do motorista manter controle do veículo. Nesse caso, as mãos do motorista não foram detectadas no volante.
A batida, primeiro incidente do tipo conhecido na China, ocorre meses após um acidente fatal na Flórida, que trouxe pressão sobre executivos da indústria automobilística e reguladores para endurecer regras sobre a tecnologia de direção automatizada.
Um programador de uma empresa de tecnologia, de 33 anos, Luo Zhen, estava dirigindo para o trabalho e ligou a função piloto automático, como faz frequentemente em estradas de Pequim, disse à Reuters.
Interior de um Tesla Model S no modo Autopilot (Foto: REUTERS/Alexandria Sage)Interior de um Tesla Model S no modo Autopilot (Foto: REUTERS/Alexandria Sage)
O Model S estava na faixa da esquerda da rodovia, em velocidade baixa por causa do tráfego, quando o veículo da frente faz um desvio para a direita porque um um carro está parado na esquerda, ocupando quase metade da faixa.
O piloto automático do Tesla não percebeu o obstáculo e continuou na mesma trajetória, raspando a lateral do motorista no outro veículo parado na pista. O retrovisor ficou quebrado, mas ninguém se machucou.
Como o carro estava em velocidade baixa, havia tempo de sobra para o motorista pegar o volante e fazer o desvio, mas ele estava distraído. Uma câmera instalada no painel do carro filmou o acidente (assista).
Não é autônomo
Desde o primeiro acidente relatado, no fim de junho, a Tesla tenta esclarecer que seu piloto automático não é um modo 100% autônomo, em que o carro dirige sozinho. O piloto precisa estar atento, com as mãos no volante, e é o responsável pelo controle do veículo.
O proprietário, no entanto, afirma que as lojas da Tesla na China divulgam o carro como "autônomo". "A impressão que eles dão é que ele dirige sozinho, não que é uma assistência ao motorista", afirmou Luo, em entrevista à Reuters.
Segundo a Tesla, o Autopilot emite um alerta caso as mãos do motorista não estejam no volante por certo tempo e para automaticamente se o motorista não atender à exigência.
  •  
Chinês diz que Tesla vende carro como 100% autônomo (Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)Chinês diz que Tesla dá impressão de que carro anda sozinho (Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário