segunda-feira, 29 de agosto de 2016

MUNDO

Secretário-geral faz apelo para que Gabão aceite resultados das eleições




Após presidenciais no país, chefe da ONU pede aos candidatos para que contenham incitações ou qualquer ato de violência; conclusão do processo eleitoral marcará passo importante para democracia do país africano.
Eleições no Gabão. Foto: ONU/Staton Winter

Após as eleições presidenciais ocorridas no Gabão no sábado, o secretário-geral da ONU divulgou um comunicado a pedir para que todos os políticos do país evitem fazer comentários públicos antes que os resultados sejam conhecidos.
Segundo agências de notícias, tanto o candidato da oposição, Jean Ping, quanto o atual presidente Ali Bongo, estão a clamar vitória no pleito. Mas os resultados oficiais só devem ser divulgados na terça-feira.
Democracia
Ban Ki-moon pede aos gaboneses para que aceitem a decisão da votação e resolvam qualquer desentendimento pelas vias legais e constitucionais. O chefe da ONU espera que os candidatos evitem incitamento ou qualquer ato de violência.
Segundo Ban, o sucesso do processo eleitoral marcará um passo importante rumo à consolidação da democracia e do Estado de direito no Gabão. Na nota, o secretário-geral também elogia o povo e o governo por terem conduzido o pleito de forma pacífica.
A expectativa de Ban Ki-moon é que o "mesmo espírito de paz e de transparência prevaleçam antes e durante o anúncio oficial dos resultados". O enviado dele para África Central, Abdoulaye Bathily, continua em contacto com os políticos do país para alivar qualquer tipo de tensão que possa surgir.

Fonte: Rádio das Nações Unidas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário