sexta-feira, 26 de agosto de 2016

MUNDO

ONU diz que não foi consultada sobre evacuação de civis na Síria




Em nota, Staffan de Mistura afirmou que foi avisado durante a madrugada de um acordo que permite a saída de residentes esta sexta-feira da cidade de Daraya, sob cerco desde novembro de 2012.
Agências da ONU entregam itens de assistência em Daraya, na Síria. Foto: OMS/Azret Kalmykov 2016

As Nações Unidas informaram que não foram consultadas sobre uma negociação para evacuar os civis da cidade de Daraya, na Síria.
O local está sob cerco desde novembro de 2012.
Apelos
Em nota, o enviado especial da ONU à Síria, Staffan de Mistura, disse que foi avisado de um acordo, durante a madrugada. A evacuação ocorre nesta sexta-feira.
De Mistura lembrou que vários apelos para retirar os sírios da cidade haviam sido feitos até agora sem sucesso.
Segundo ele, é fundamental que as pessoas de Daraya sejam protegidas em qualquer ação de evacuação, e que a mesma seja de forma voluntária.
O enviado especial voltou a pedir aos co-presidentes do Grupo Internacional de Apoio à Síria e a outros integrantes que assegurem a implementação desse acordo para que todos os passos sejam dados respeitando os padrões internacionais de proteção e das leis humanitárias.


Ele afirmou que uma equipe de ajuda humanitária da ONU está em contato com todas as partes, incluindo a população local, e avisou que o mundo está de olho.


Fonte: Rádio das Nações Unidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário