domingo, 5 de janeiro de 2014

Gêmeas 'disputam' o mesmo curso em vestibular da Fuvest

Sara e Sofia Leite prestam 2ª fase para tentar uma vaga em direito.
Irmãs de Bauru (SP) afirmam: 'não somos concorrentes'.



Sara e Sofia Leite tentam vaga para Direito (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Sara e Sofia Leite tentam vaga para Direito
(Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
As estudantes Sara e Sofia Leite, de 17 anos, são gêmeas idênticas e concorrem entre si na segunda fase do vestibular da Fuvest, que teve a primeira prova realizada neste domingo (5). As irmãs tentam uma vaga no mesmo curso, de direito, que tem a concorrência de 21,91 candidatos por vaga. Ao todo, 32.569 estudantes fazem a segunda fase da Fuvest, que disponibiliza 11.057 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Neste primeiro dia, a prova tem dez questões dissertativas de português e uma redação. O G1 trará na noite deste domingo a resolução das questões feita por cursinhos pré-vestibulares.
Apesar da concorrência direta, as irmãs estão mais preocupadas com as disciplinas que tiveram mais dificuldade na prova da primeira fase. Para Sara, as questões de ciências exatas (matemática e física) foram mais complicadas enquanto Sofia achou geografia mais difícil.
Para Verônica, encontrar “pessoas amigas" é uma das formas de aliviar o estresse pré-prova. “É muito melhor quando a gente chega aqui na frente do local da prova e encontra pessoas conhecidas. Ficar sozinho em um momento de tensão como esse não ajuda em nada. Conversar é uma das melhores formas de desestressar". Verônica e Luíza disseram que também esperam o resultado do vestibular da Unesp.
Apoio de longe
Na frente do portão principal da Instituição Toledo de Ensino (ITE), a estudante Heloísa Brand, de 17 anos, dividia a sombra de uma árvore com a família para fugir do calor de mais de 30ºC em Bauru.  A jovem mora com a família em Francisco Beltrão (PR) e viajou mais de 860 km para fazer a prova na cidade do Centro-Oeste Paulista.
Até o fechamento dos portões, a estudante contou com o apoio dos pais e da irmã, de 13 anos. Foram mais de oito horas de estrada até chegar ao município e, segundo o pai da jovem, os três dias de prova da família serão utilizados pela família para conhecer Bauru. “Não temos família na região e viemos na sorte. Agora vamos aproveitar os dias em que ela estará em prova para conhecer um pouco mais do interior de São Paulo”, conta o empresário Hélio Brand.
Heloísa tenta uma vaga para engenharia bioquímica, no campus da USP em Lorena (SP). Para a estudante, o estudo e o preparo durante todo o ano é fundamental para ter sucesso no vestibular. “A prova da primeira fase foi bem o que eu esperava. O que eu achei mais difícil foi a matemática, mas me preparei bastante para esta segunda etapa. Na frente dos portões não adianta olhar caderno nenhum. A única coisa que basta é respirar fundo e manter a concentração”, diz a jovem que atingiu a pontuação de 710 no Enem e também espera pelo resultado da segunda fase da Unesp.
Família viajou mais de 860 km para acompanhar vestibular da filha (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Família viajou mais de 860 km para acompanhar filha em vestibular (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
Provas até terça
No primeiro dia de prova da Fuvest, os portões fecharam pontualmente às 13h e não foi registrada a chegada de nenhum candidato após o horário estipulado pela organização.
Na segunda-feira (6), os candidatos farão uma prova com 16 questões de conhecimentos gerais do currículo obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês).
Na terça-feira (7), o último dia de provas terá 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida no ato da inscrição.
A primeira chamada dos aprovados no vestibular será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga e a matrícula presencial será feita em 12 e 13 de fevereiro.
Estudantes aguardavam a abertura dos portões em Bauru (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Estudantes aguardavam a abertura dos portões em Bauru (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário