Federação Paulista não cumpre seu próprio regulamento e marca jogo em estádio que 'não serve'

Daniel(E), jogador do Nacional-SP, durante partida contra o União Suzano, válida pela terceira rodada do Grupo 7 do Campeonato Paulista Série B
A FPF (Federação Paulista de Futebol) vai ignorar seu próprio regulamento no Campeonato Paulista de 2014. A entidade aprovou como casa do Audax, caçula do Estadual, o Nicolau Alayon (também conhecido como Comendador Souza), que tem capacidade só um pouco maior da metade exigida pela entidade, segundo laudo de segurança que a própria Federação exibe em seu site.
Reprodução
Reprodução do laudo de segurança do Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo
O documento diz que estádio do Nacional comporta 10.117 torcedores. O laudo, no entanto, recomenda apenas 8 mil torcedores, para "que a segurança do estádio seja preservada". O artigo 33 do regulamento geral das competições, por sua vez, diz que os times da Série A-1 devem apresentar um campo, próprio ou alugado, que comporte 15 mil torcedores no Paulistão.
Segundo o site da Federação, o jogo entre Audax e Santos, pela 2ª rodada do Estadual, no dia 21 de janeiro, estava marcado para Comendador Souza. O novato do Paulista ainda receberá Portuguesa, Rio Claro, Bragantino, Oeste, Penapolense e Linense no estádio, localizado na Barra Funda, logo em frente aos CTs de Palmeiras e São Paulo.
O chefe do Departamento de Segurança da FPF, Coronel Marcos Marinho, explica que a exceção é a mesma feita ao Juventus, que mandava seus jogos da Série A-1 na Rua Javari, para 10 mil torcedores.
"O Nicolau Alayon é uma situação especial. Dentro do mesmo município (São Paulo), há estádios maiores, como Pacaembu e Morumbi, então é permitido mandar os jogos contra times pequenos em estádio de capacidade menor que a exigida no regulamento", explicou o dirigente, ao ESPN.com.br.
Marinho diz, porém, que apesar de Audax x Santos estar agendado para o estádio do Nacional, terá que ser jogado em um campo maior: "Pode ser no Pacaembu, Canindé, Morumbi... Depende de onde eles indicarem".
Após a publicação da reportagem, a partida entre a equipe da capital e o clube praiano foi marcada para o Pacembu no site da Federação.
Outro estádio que foi aprovado pela FPF, mas "escapa" do artigo 33 do regulamento, é o Walter Ribeiro, do Atlético Sorocaba. Segundo laudo, o campo comporta 13.772 torcedores, sem alcançar os 15 mil lugares exigidos pelas regras.
No Walter Ribeiro, jogarão Oeste, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão Preto, XV de Piracicaba e, curiosamente, o Audax. Segundo Coronel Marinho, o estádio sorocabano comporta, sim, 15 mil pessoas, mas, por "questões de segurança" e recomendação dos Bombeiros, são vendidos apenas 13 mil ingressos.
FONTE: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário