quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Batalhão de Choque ocupa a Favela do Metrô, Rio, nesta quinta-feira

Demolição das casas da região está prevista para começar nesta quinta.
Avenida Radial Oeste chegou a ser fechada na noite desta quarta-feira (8).



A Favela do Metrô, na região da Mangueira, Zona Norte do Rio, amanheceu nesta quinta-feira (9) com a presença de homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os policiais ocupam a área até a demolição das casas da região, que está prevista para começar nesta quinta.
Desde o início da semana moradores fazem protestos na região contra a demolição de 18 barracos. A prefeitura que quer transformar a região em um local de concentração de lojas de autopeças.
Na noite de quinta, moradores acompanharam com apreensão a chegada da Polícia Militar na Favela do Metrô, mas não houve confrontos. Na terça-feira (7), um grupo fechou por duas vezes parte da Avenida Radial Oeste, em frente à comunidade. Barricadas de fogo foram colocadas no meio da pista. Policiais chegaram a usar bombas de efeito moral pra tentar dispersar os manifestantes. Quando avançaram, foram recebidos a pedradas.

No lugar da favela será construído um polo automotivo. Os moradores alegam que não foram avisados. Segundo a prefeitura, a desocupação do lugar começou em 2010 e 362 famílias que viviam na região foram reassentadas em conjuntos habitacionais. Mas após a desocupação, os imóveis na favela teriam sido invadidos por outras famílias.

No início da noite de quinta-feira, por causa da possibilidade de novas manifestações a Radial Oeste chegou a ser interditada na altura da Rua Radialista Waldir Amaral, no sentido Méier, por determinação da PM, Os protestos não se confirmaram, mas o bloqueio acabou deixando o trânsito lento. A interdição durou quase duas horas.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário