sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Aeroporto JFK suspende voos por causa da neve em Nova York

Autoridades pretendem retomar a operação do aeroporto ainda nesta sexta.
Segundo agência, tempestade é apontada como causa de 9 mortes no país.


Máquinas pesadas limpam a neve acumulada no aeroporto de LaGuardia, durante uma tempestade de inverno em Nova York  (Foto: Zoran Milich/Reuters)Máquinas pesadas limpam a neve acumulada
no aeroporto de LaGuardia, em Nova York
(Foto: Zoran Milich/Reuters)

O aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, suspendeu temporariamente seus voos nesta sexta-feira (3) devido à forte tempestade de neve que atinge o nordeste dos Estados Unidos, que também provocou o fechamento de escolas e prédios públicos nova-iorquinos.
No entanto, as autordades aeroportuárias esperam poder reiniciar as operações de voo mais tarde ainda nesta sexta-feira.
No total, houve 1.300 voos cancelados nesta sexta-feira até o momento. Em Newark, em Nova Jersey, havia mais de 350 voos cancelados. Em LaGuardia, o terceiro maior aeroporto de NY, 170 voos foram anulados, segundo o site FlightAware.
Em Chicago, quase 700 voos foram cancelados e outros 800 sofriam atrasos. O aeroporto Logan, em Boston, já registrava 120 anulações e anunciou uma paralisação nas operações às 23H30, horário de Brasília.
O nordeste dos Estados Unidos enfrenta a primeira grande tempestade de inverno do ano, com intensas nevascas, ventos gelados, temperaturas abaixo de zero.
Nevasca no noroeste
A tempestade é apontada como causa de ao menos 9 mortes no país até o momento, segundo a agência de notícias AP. A pista molhada e escorregadia, provocada pela neve, é responsável por mortes no trânsito em Michigan, Kentucky, Indiana e Illinois.

Órgãos de saúde também informaram que uma mulher de 71 anos, que sofria de Alzheimer, morreu após perambular pela zona rural de Nova York, onde morava.

Nesta sexta-ferira, Nova York se encontra coberta por uma grossa camada de neve e vive temperaturas de -11 graus Celsius. "A previsão é de uma faixa de forte nevasca do leste da Pensilvânia até a costa sul da Nova Inglaterra, com uma massa de ar muito frio que se deslocará sobre o leste dos Estados Unidos", destacou o Serviço Meteorológico Nacional (NWS).
O fenômeno, "com muitas áreas que verão temperaturas de 20 ou 30 graus abaixo do normal, com possíveis recordes", envolve os estados de Massachusetts, Connecticut, Rhode Island, Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia, completou o NWS.
O governador de Connecticut, Dannel Malloy, pediu para que os funcionários do estado encerrassem o expediente em três turnos, para evitar congestionamentos durante a passagem da tempestade.
Para Nova York, as autoridades preveem para esta sexta-feira até 20 centímetros de neve e ventos de até 50 km/h, com temperaturas de até 12 graus negativos, com uma sensação térmica de até -23.
Nos condados de Nassau e Suffolk, em Long Island, leste da Grande Maçã, foi lançado um alerta de tempestade com até 25 cm de neve e rajadas de ventos de 72 km/h.
"Estamos focados como um laser, estamos prontos", afirmou nesta quinta-feira o novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário