Viajantes devem tomar vacina contra Sarampo
Imunização deve ser feita 15 dias antes da viagem para evitar importação de casos para o DF
As pessoas que forem viajar nas férias de fim de ano devem se vacinar contra o Sarampo. Segundo a Secretaria de Saúde, os viajantes têm que procurar o Centro de Saúde mais próximo da sua residência com 15 dias de antecedência para tomar a vacina contra Sarampo.
De acordo com a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha, o Sarampo ainda não foi eliminado no Brasil:
— Qualquer suspeita deve ser notificada e cuidadosamente investigada. No DF, o último caso confirmado de Sarampo foi este ano, em uma pessoa adulta que viajou para fora do país. Foi confirmada a importação do vírus e adotadas todas as ações oportunas, não sendo identificados casos secundários.
Em 2010, 68 casos de Sarampo foram confirmados no Brasil. Em 2012, foram apenas dois casos, em 2013, foram confirmados 132 casos. Desse total, 114 casos foram notificados nos estados de Pernambuco, 9 na Paraíba, 5 em São Paulo, 2 em Minas Gerais, 1 em Santa Catarina e 1 no Distrito Federal.
Países como Japão, Alemanha, alguns países da África e outros países da Ásia não apresentam uma cobertura vacinal muito ampla contra o Sarampo. Nesse sentido, recomenda-se que os profissionais da área de Turismo e os viajantes residentes no Brasil, que tenham como destino países pertencentes a outros continentes que não as Américas, procurem um posto de saúde pelo menos 15 dias antes da viagem para serem imunizados.
O Sarampo é uma doença trasmitida facilmente e que pode contagiar adultos e crianças. Todo profissional que atender pessoas com febre, acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal, deve suspeitar de Sarampo e notificar.
É necessário adotar todas as medidas para evitar uma eventual reintrodução do vírus do Sarampo no país, uma vez que a doença ainda ocorre nos continentes Europeu, Africano e Asiático. O Distrito Federal conta com um grande fluxo de pessoas que viajam para o exterior a trabalho ou turismo, além de receber visitantes estrangeiros, sendo necessária a manutenção da vigilância ativa.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário