terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tribunal de Justiça do DF adquire software para servidores com deficiência visual 

Programa lê e narra o conteúdo na tela do monitor e as teclas digitadas


Onze servidores serão beneficiados com o sistemaDivulgação/TJDFT
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (3), o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) entrega licenças do software "Jaws" a 11 servidores com deficiência visual do Tribunal. O programa lê e narra o conteúdo apresentado na tela do monitor e também as teclas digitadas. Outras nove licenças foram adquiridas para contemplar novos servidores que vierem a tomar posse no Tribunal.
Com as ações de inclusão social, Ernandes Feitosa encontrou, há quase um ano, seu lugar dentro do TJDFT. Analista judiciário com formação superior em administração de empresas e direito e pós-graduado em processo civil, direito civil, direito público e direito tributário, Ernandes trabalha na 24ª Vara Cível de Brasília, onde é responsável pelos processos de execução. Ernandes diz que utiliza o Jaws para tudo o que faz. Deficiente visual, ele se locomove com a ajuda de um cão-guia até seu local de trabalho.
Desde 2009, o TJDFT tem um setor especializado no acolhimento dos servidores com deficiência, o NAC (Núcleo de Acompanhamento Funcional), ligado à Secretaria de Recursos Humanos e dispõe também de um setor ligado diretamente à presidência da Casa, destinado a definir políticas de inclusão e estabelecer princípios e diretrizes gerais para sua implantação, o NIC (Núcleo de Inclusão), que vem trabalhando para promover tanto a cultura como a prática da inclusão no TJDFT.
Entre várias iniciativas, uma van adaptada para transportar pessoas em cadeiras de rodas foi adquirida para levar e buscar servidores com grandes dificuldades de locomoção. Quebrar barreiras atitudinais também é alvo dos esforços do NIC. A cada ano, o Núcleo promove uma semana inclusiva no mês de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, a DiversidARTE. O evento integra pessoas com e sem deficiência por meio da arte, de palestras e até do esporte.

FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário