quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Homenagem



"Não há nenhuma paixão de ser encontrado 

jogando pequena - em se contentar com uma 

vida que é menos do que o que você é capaz 

de viver" - Nelson Mandela





Da África do Sul Nelson Mandela morre em Joanesburgo
05 de dezembro de 2013
Primeiro presidente negro da África do Sul e ícone anti-apartheid Nelson Mandela morreu, diz o presidente da África do Sul. Mandela, 95, liderou a transição da África do Sul do regime de minoria branca na década de 1990, depois de 27 anos de prisão. Ele vinha recebendo atendimento médico domiciliar intensa por uma infecção pulmonar após três meses no hospital.
Em um comunicado na televisão nacional Sul-Africano, Jacob Zuma, afirmou Mandela tinha "partido" e estava em paz.
"Nossa nação perdeu seu maior filho", disse Zuma.
Ele disse que Mandela iria receber um funeral de estado completo, e as bandeiras seriam hasteadas a meio-mastro.
Correspondentes da BBC dizem que o corpo do Sr. Mandela será movido para um necrotério em Pretória, e o funeral deverá realizar-se no próximo sábado.
Uma multidão se reuniram em frente à casa onde Mandela morreu. Alguns estão voando bandeiras sul-Africano e vestindo as camisas do Congresso Nacional Africano, que Mandela levou uma vez.
O Prémio Nobel da Paz foi um dos estadistas mais reverenciados do mundo, depois de pregar a reconciliação apesar de ter sido preso por 27 anos.
Ele raramente tinha sido visto em público desde que se aposentou oficialmente em 2004. Ele fez sua última aparição pública em 2010, na Copa do Mundo na África do Sul de futebol.
Seu companheiro ativista contra o apartheid, o arcebispo Desmond Tutu disse que ele não era apenas um dom incrível para a humanidade, ele fez os sul-africanos e africanos se sentir bem em ser quem somos. Ele nos fez andar de cabeça erguida. Deus seja louvado ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário