sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Família tenta conseguir vaga em hospital há 32 dias para bebê com doença grave no coração

Criança nasceu aos sete meses, tem água no pulmão e luta há 32 dias para sobreviver


Hospital Regional de Taguatinga: bebê está internado na unidade desde que nasceuBrito/GDF
A família de um bebê que completou um mês nesta quarta-feira (11) luta para conseguir uma vaga no ICDF (Instituto do Coração do DF) há 32 dias. A criança nasceu com cardiopatia grave que resultou em água nos pulmões, o que, segundo os médicos do Hospital Regional de Taguatinga, onde o garotinho nasceu e permanece internado, pode resultar na morte dele a qualquer momento.

A tia do menino, Leonízia Mafra de Oliveira, acompanha a irmã, de 22 anos, o cunhado e o sobrinho no hospital. Ela disse que o bebê tem dificuldades para respirar e precisa urgente da cirurgia, que só pode ser realizada no Instituto do Coração, para conseguir sobreviver.

— Lá é o único lugar que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que pode oferecer o tratamento que meu sobrinho precisa, mas a resposta é sempre a mesma: não há vagas nem previsão de quando vai ter.

Na madrugada desta sexta-feira (13), o bebê passou mal e Leonízia decidiu tentar novamente pelo atendimento médico que o sobrinho precisa, mas a resposta que obteve não foi muito diferente das anteriores.

— Pediram para esperar e alegaram que, talvez, conseguissem um espaço a partir de janeiro, mas os próprios médicos garantem que ele não vai aguentar tanto tempo.

Leonízia disse que a família não tem condições financeiras para pagar pelo atendimento em uma unidade particular e que a irmã está em pânico com a situação, uma vez que a gravidez estaria sendo esperada há bastante tempo e que o filho é a realização de um sonho.

— Estamos fazendo de tudo, já procuramos a Secretaria de Saúde e até o Ministério Público, mas não conseguimos nenhum resultado concreto até agora.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que o paciente tem apenas 800 gramas e precisa ganhar peso para ser submetido à cirurgia, porque o ideal é que a criança tenha 3kg para o procedimento ser seguro.

A pasta também explicou que é necessário tratar a infecção no pulmão antes, mas garantiu que a parceria com o ICDF está funcionando normalmente. 

Apesar disso, o bebê será avaliado por outra equipe médica na próxima terça-feira (17) e caso fique comprovado que ele tem os requisitos mínimos para ser operado, a cirurgia deverá acontecer no dia 24.
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário