DF vai ganhar hospital público veterinário
Unidade será construída em Taguatinga e deve ficar pronta até julho de 2014
Local atenderá gratuitamente cachorros e gatosMarcelo Camargo/ Agência Brsil
A partir de julho do ano que vem, o Distrito Federal contará com um hospital veterinário público. A unidade será construída no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga. O anúncio foi feito neste sábado (21) pelo governador Agnelo Queiroz.
As obras devem começar em fevereiro de 2014 e a conclusão está prevista para julho do mesmo ano com um custo total de R$ 3,5 milhões.
Segundo Agnelo Queiroz, a unidade veterinária atenderá os animais das famílias mais carentes.
— Será um local para tratamento e prevenção de doenças nos animais dessas pessoas que não têm condições.
O hospital atenderá gratuitamente cães e gatos de famílias cadastradas em programas sociais do GDF, ONGs de proteção animal e abrigos. O local, que realizará cerca de 100 procedimentos por dia, terá uma unidade exclusiva de castração de animais, como medida de controle reprodutivo.
De acordo com Agnelo, o serviço gratuito evitará o abandono de cães pelas cidades:
— Tem muitas pessoas que amam seus animais, mas quando eles adoecem não têm condições de pagar o tratamento, o que acaba contaminando as famílias, e são abandonados nas ruas do DF.
A unidade veterinária terá seis módulos e realizará consultas, medicações, internações, exames de radiologia digital, ultrassonografias, cirurgias gerais, de tecidos moles, ortopédicas e oncológicas. Os serviços serão prestados por profissionais especializados em cardiologia, dermatologia, endocrinologia, odontologia, patologia clínica e anestesiologia.
Durante o anúncio, diversos cães e gatos foram vacinados contra cinomose (doença viral altamente contagiosa) e receberam coleiras de combate à leishmaniose (doença crônica causada por protozoário).
A ação foi realizadas em parceria com a Associação Protetora dos Animais do DF (ProAnima) e com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - DF.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário