terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DF ganha a quarta Carreta da Mulher

Unidades móveis já realizaram mais de 100 mil exames


Carreta da mulherMary Leal/GDF
A quarta Carreta da Mulher foi entregue nesta terça-feira (10) à comunidade do Distrito Federal. A iniciativa marcou a comemoração dos mais de 100 mil exames realizados pela unidade móvel, que começou a atender em março de 2012.
Em discurso, o governador Agnelo Queiroz disse que a carreta vai ao encontro das mulheres em todas as cidades para garantir que todas acima de 50 anos façam seus exames preventivos. Segundo o governador, depois de atender as mulheres dessa faixa etária, a carreta passará a receber também pessoas mais jovens.
— Depois que todas as mulheres de 50 anos fizerem os exames, vamos voltar e atender as de 45 anos.

Desde 8 de março de 2012, o programa já realizou 103,2 mil exames. Cada unidade realiza 150 exames por dia, entre mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo de útero.

A moradora da Arniqueira Nilda Campos de Aguiar, 56 anos, foi uma das atendidas pela carreta e aprovou a proximidade do serviço com a comunidade.
— Eu moro aqui ao lado. Meu filho me avisou que a Carreta estava aqui e eu vim fazer o exame. A última mamografia que fiz foi há mais de quatro anos.
Arniqueiras
A nova unidade vai ficar em Arniqueiras, em Taguatinga, até quinta-feira (12), em frente à Prefeitura Comunitária. Na sexta-feira (13), a nova Carreta estará no Gama, onde ficará até o dia 18 de dezembro.

De acordo com a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, "a carreta é equipada com consultórios, salas de exames, espaços para coleta de material e aparelhos de mamografia e ultrassonografia".
— São feitas ecografias de tireóide, mamária, gestacional, transvaginal, abdômen total e pélvica.

Para fazer o exame, a mulher deve ter de 50 a 69 anos e apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Para o exame de ultrassonografia é necessário apresentar a requisição médica.

Confira onde estão as "Carretas da Mulher":
Cruzeiro Velho, ao lado do Centro de Saúde 14, até sexta-feira (13).
Sobradinho II, ao lado da Administração Regional, até o dia 20 de dezembro.
Vila Telebrasília, ao lado da igreja católica, até 20 de dezembro.
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário