Com goleada, Brasil é tetra no Mané
Seleção Brasileira fez cinco gols sobre Chile e garantiu o título da quinta edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino. Público da final superou os 15 mil pagantes
- A camisa verde-amarela continua a reinar absoluta no gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Neste último domingo (22/12), a Seleção Brasileira goleou o Chile por 5 x 0 e conquistou o tetracampeonato do Torneio Internacional de Futebol Feminino. Os gols de Marta, Formiga, Darlene, Cristiane e Debinha selaram a boa campanha do time, que terminou o torneio invicto.
“A gente fez o jogo ficar fácil e aproveitou as oportunidades. Podíamos ter feito seis, sete gols, mas o que importa é ter conquistado o nosso quarto título”, definiu Marta, indicada pela FIFA ao prêmio de Melhor Jogadora do Mundo pela décima vez. “O título do Torneio Internacional, assim como os jogos, tem que ficar no Brasil”, completou.
A vitória sobre o Chile na final repetiu o êxito da equipe na abertura da competição, no dia 12, quando as brasileiras venceram a equipe sul-americana por 2 x 0. Na partida preliminar, o Canadá garantiu o terceiro lugar ao vencer a Escócia por 1 x 0. “Nosso time está, agora, muito mais consistente. O torneio foi ótimo para ajustarmos a saída de bola, onde sofríamos muita pressão das adversárias”, comemorou Thaís Picarte, goleira da final.
No último jogo do torneio, o Mané Garrincha recebeu 15.262 pagantes que, mesmo debaixo de chuva, garantiram uma grande festa na arena brasiliense. Desde o início da competição, mais de 30 mil torcedores ocuparam as arquibancadas do Estádio Nacional de Brasília e incentivaram o esporte feminino na capital.
Torcida – O apoio dos torcedores foi fundamental para a conquista, segundo as jogadoras. “O pessoal apoiou a gente desde os primeiros jogos, e o público foi crescendo. A festa foi muito bonita”, elogiou Marta ao fim da partida, enquanto atirava as bolas utilizadas na final para a arquibancada.
Em meio à multidão de torcedores vestidos com a camisa da seleção canarinho, um grupo de jovens e adultos com uniforme vermelho chamava a atenção. Cerca de 300 alunos dos Centros Olímpicos de todo o Distrito Federal puderam assistir, de graça, às duas partidas deste domingo (22), numa parceria da organizadora do evento, SportPromotion, e o Governo do Distrito Federal (GDF).
“Que estádio maravilhoso! Achava bonito por fora, mas estar aqui dentro vendo mulheres no centro do campo é demais”, comoveu-se a manicure Rita de Cássia Carvalho, 42 anos, que faz hidroginástica no Centro Olímpico de Santa Maria (DF).
Caio Ferreira, 15, que treina vôlei em Ceilândia, também se empolgou. “Estava morrendo de vontade de conhecer o Mané, mas achei que ia ficar pro ano que vem. Que bom que deu certo hoje”. Para a diretora do Centro Olímpico em Santa Maria, Meire de Souza, o incentivo para os alunos é imensurável. “Os sonhos destes jovens estão se abrindo, por ver um esporte que congrega todas as paixões. E agora, as meninas também podem sonhar com o Mané”, afirma.
Nova casa – A coordenadora de Futebol Feminino do Ministério do Esporte e ex-jogadora da Seleção Brasileira, Michael Jackson, também se encantou com a euforia do público, que empurrou a seleção durante todo o tempo com gritos de guerra e “olas”. “O calor do público abraçou o futebol feminino aqui nesse estádio. Obrigado, Brasília! Aqui é a nova casa dessas meninas”, garantiu.
Inspirada pelo talento das jogadoras, Luana Barros, 9 anos, decidiu neste domingo que também quer jogar na seleção. “Sou boa de bola, e em breve estarei jogando aqui”, disse. Luana teve a honra de dividir o gramado com a Rainha Marta por alguns minutos, e entrou em campo de mãos dadas com a artilheira.
Em um dia de homenagens, Marta mandou um recado à Seleção Brasileira de handebol feminino, que conquistou o campeonato mundial neste domingo (22), um título inédito para o Brasil. “Esse gol foi para vocês. Parabéns pelo mundial, título que também sonhamos em conquistar”, comemorou.
Pé-quente – Em 2013, as seleções brasileiras de futebol masculino e feminino deixaram um recorde positivo no gramado do Mané Garrincha. Foram seis jogos sem uma derrota sequer, e um saldo positivo de 18 gols (19 pró, 1 contra).
A caminhada vitoriosa começou no dia 15 de junho, na abertura da Copa das Confederações da FIFA, quando o Brasil bateu o Japão por 3 x 0. Em seguida, no dia 7 de setembro, a seleção canarinho goleou a Austrália por 6 x 0, em partida amistosa.
Na soma das quatro partidas do torneio, a Seleção Brasileira feminina balançou as redes adversárias por 10 vezes, e tomou apenas um gol (contra a Escócia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário