terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Imagem inline 1

Brasília lidera transparência na Copa do Mundo da FIFA

Novo levantamento do Instituto Ethos coloca a capital federal na liderança do ranking de prestação de contas. Portal Transparência na Copa reúne informações sobre investimentos

Brasília, 3 de dezembro de 2013 – Brasília é a cidade-sede com maior transparência nos investimentos para a Copa do Mundo da FIFA 2014™. O DF recebeu nota 77,26 em uma escala de 0 a 100 – quase seis pontos a mais que a segunda colocada, Porto Alegre (71,82).

O desempenho foi atestado em pesquisa do Instituto Ethos (http://www3.ethos.org.br/), associação de empresas criada em 1998 e comprometida com a sustentabilidade e com as responsabilidades ética, social e ambiental. 

A subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção no DF, Soraia Mello, afirma que o resultado é a coroação de um trabalho intenso. “Já esperávamos uma qualificação melhor, porque nos dedicamos a isso de maneira incansável. O primeiro lugar é uma notícia muito grata”, comemora.

Para o governador Agnelo Queiroz, não há surpresas. "Trabalhamos com extrema seriedade e competência, e essa pesquisa mostra que as obras estão no nível que o país merece. Temos que fazer obras com qualidade, para amanhã não termos que fazer reformas e mais reformas", ressalta.

A pesquisa faz parte do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (http://www.jogoslimpos.org.br/), que acompanha e fiscaliza os investimentos das três esferas de governo (federal, estadual/distrital e municipal).

Estrutura – No início de 2012, o Instituto Ethos recolheu dados para a primeira versão da pesquisa, que atribuiu notas baixas a todas as 12 cidades-sede. “Quando foi feito o primeiro levantamento, parte da nossa estrutura ainda estava sendo projetada”, explicou o secretário-substituto de Transparência do DF, Mauro Noleto, em entrevista ao Portal Brasília na Copa há uma semana.

De 2012 para cá, a infraestrutura de prestação de contas da Copa do Mundo da FIFA™ se consolidou. O Portal Transparência na Copa (http://www.transparencia.df.gov.br/copa/default.aspx) reúne informações sobre as licitações, os investimentos e o andamento de todas as obras relacionadas ao Mundial, como o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a ampliação da rodovia DF-047.

Continuidade – A liderança do Distrito Federal no ranking de transparência consolida um passo importante da administração pública, mas Soraia é categórica: o trabalho não vai parar. “O reconhecimento é importante, mas não encerra nossa preocupação”, esclarece.

Para os próximos meses, o desafio é tornar o conteúdo cada vez mais acessível. “Queremos deixar as informações mais didáticas para o cidadão comum, que não domina a linguagem técnica”, explica.

O acesso à informação por dispositivos móveis (tablets e celulares) e em outros idiomas também está nos planos da Secretaria de Transparência, e deve entrar no ar nos próximos meses.

Confira o ranking de transparência das cidades-sede em 2013:

Cidade
Pontuação
Índice de transparência
Brasília
77,26
Alta
Porto Alegre
71,82
Alta
Belo Horizonte
70,33
Alta
Rio de Janeiro
50,37
Média
Cuiabá
49,08
Média
Curitiba
45,87
Média
São Paulo
38,15
Baixa
Recife
35,55
Baixa
Manaus
25,18
Baixa
Fortaleza
23,24
Baixa
Salvador
19,48
Muito baixa
Natal
12,21
Muito baixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário