Brasil estreia com vitória no Torneio Internacional de Futebol Feminino
Marta e companhia derrotam o Chile por 2 x 0 na abertura da competição. Neste domingo (15/12), as quatro seleções voltam a jogar no gramado do Mané Garrincha
Brasília, 13 de dezembro de 2013 - O Brasil fechou o primeiro dia do Torneio Internacional de Futebol Feminino, na noite desta quinta-feira (12/12), vencendo o Chile por 2 x 0, com gols de Marta e Thaisa. Empolgada, a torcida foi ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e incentivou o time com gritos, aplausos e até "olas" durante toda a partida. O Canadá também se deu bem na estreia ao derrotar a Escócia, pelo mesmo placar.
"É sempre bom estrear com vitória e com gol. Isso alivia um pouco a pressão de jogar em um estádio desse porte. O campo está uma maravilha, digno de Copa do Mundo. Agora, é manter a concentração para vencermos também a Escócia", elogiou Marta, que também comemora a décima indicação para o prêmio FIFA de Melhor Jogadora do Mundo.
A segunda rodada do torneio será neste domingo (15). Às 16h, o Brasil busca a classificação para a final enfrentando as escocesas. Em seguida, às 18h, é a vez de Chile e Canadá entrarem em campo.
"Vamos estudar o jogo da Escócia, com base na partida de hoje. Vencemos, jogamos bem, mas ainda precisamos acertar alguns detalhes da equipe", avaliou o técnico da Seleção Brasileira, Márcio Oliveira.
Empolgação - "É muito legal ver as jogadoras aqui de pertinho", comemorou Samuel Magalhães, 10 anos, que foi ao estádio com a família e ficou na segunda fila da arquibancada. "Acho que se alguma delas der um chute forte na nossa direção, vou ter que me abaixar", brincou o irmão de Samuel, Lucas Magalhães, 7 anos, com a proximidade deles com o gramado.
Sônia Tavares, 55 anos, não escondia a empolgação de ver bem de perto um jogo de futebol entre mulheres. "Nunca assisti ao futebol feminino ao vivo. É emocionante ver essas mulheres tão talentosas jogando bola. Quero vir na Copa do Mundo também, mas já estou adorando o torneio", disse, no fim da partida entre Canadá e Escócia.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, prestigiou a vitória do Brasil e fez uma aposta: "Até a final do torneio, vamos encher o Mané Garrincha". Agnelo Queiroz também fez questão de ressaltar a importância do torneio feminino. "Este ano, diversificamos ao máximo os eventos dentro do estádio. Essa competição ajuda a desenvolver o futebol feminino e é mais uma oportunidade para a população conhecer a nossa arena", completou.
Mulheres - A primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, e a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, também acompanharam os jogos da primeira noite. Elas concordam que a valorização do esporte feminino precisa de apoios como este torneio internacional.
"A competição mostra, mais uma vez, o quão importante é o esporte para o Distrito Federal, seja com times masculinos, femininos ou juvenis. Mostra também a importância do Estádio para a capital", comentou Ilza Queiroz.
"Ver as nossas jogadoras sendo reconhecidas em uma área tradicionalmente masculina, como o futebol, é espetacular. As garotas que veem o jogo aqui podem sonhar em, um dia, jogar também em uma arena como o Mané Garrincha", disse Olgamir.
Para o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, a realização do torneio abre uma nova fase no esporte da capital. "Queremos que essa competição seja realizada em Brasília por vários anos. A ideia é criar uma cultura de futebol feminino aqui no DF", declarou.
Calendário - Os jogos deste domingo (15) podem selar a classificação de Brasil e Canadá para a disputa da final do torneio, no dia 22, quando também será definida a terceira colocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário