sábado, 16 de novembro de 2013

TRE simula eleição com 15 mil alunos de escolas do DF

Objetivo do programa Eleitor do Futuroé despertar a conscientização sobre a importância do voto
    Seções eleitorais serão instaladas em 28 escolas públicas e particulares do DFElza Fiúza/ABr
    O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) promoverá na próxima segunda-feira (18) o treinamento de mesários que atuarão no programa Eleitor do Futuro. Desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa, do TRE-DF, o projeto tem como meta despertar junto a estudantes a partir de 10 anos de idade a conscientização em torno da importância da cidadania por meio do voto.
    Na edição deste ano, o programa terá a participação de 130 mesários de 28 escolas públicas e particulares. Eles aprenderão a operar uma mesa receptora de votos e como funciona uma seção eleitoral.

    Na terça-feira (19), a Escola Judiciária instalará seções eleitorais em cada um dos colégios. No dia seguinte, 15 mil alunos receberão de forma simbólica um título eleitoral e votarão nos locais onde estudam. E, no dia 29, na sede do tribunal,  haverá a cerimônia de Diplomação dos Partidos Vencedores do Programa Eleitor do Futuro e Escolas Participantes do Programa Inclusão Social desde a Infância.

    O programa “Eleitor do Futuro” é desenvolvido desde 2004 em escolas públicas e particulares, despertando nos alunos reflexões sobre os seus direitos em um contexto social e interdisciplinar. O grande desafio do projeto é promover a inclusão social, política e econômica dos jovens entre 10 e 18 anos para que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.

    Assim, por meio de palestras, distribuição de livretos educativos, debates de temas de políticas públicas e da formação de partidos políticos pelos estudantes são discutidos temas da atualidade e os estudantes conhecem, na prática, o valor da democracia através do voto.
    As informações são do site do TRE-DF.

    FONTE: R7 DF

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário