Transporte no DF
Viaduto da W3 sobe, mas VLT segue parado
Infraestrutura. Incluído no PAC da Mobilidade em outubro do ano passado, sistema de transporte de trens nem sequer foi licitado.
Responsável pela obra, o Metrô-DF informa que o projeto está em fase de pré-qualificação, etapa que precede a licitação, e na qual as empresas interessadas apresentam os documentos que comprovam capacidade técnica e idoneidade jurídico-financeira. ...
Nesta fase, quatro consórcios de empresas se apresentaram para construir o Trecho 1, que vai do Aeroporto JK ao Terminal Sul, no final da W3 Sul. O processo, contudo, foi interrompido para análise do Tribunal de Contas do DF em 5 de junho último e lá permanece até agora.
No caixa do governo federal, há R$ 263 milhões separados para este trecho do projeto, que serão desembolsados à medida que a obra vá sendo executada. No cenário mais otimista, o projeto completo -do Aeroporto até o fim da W3 Norte -será entregue em 2018. Ou seja, o transporte de massa não será implantado nem a tempo da Copa do Mundo nem das Olimpíadas, que terão parte das partidas de futebol disputadas em Brasília.
Viaduto
Como forma de amenizar o ‘mico’ em que se transformou o canteiro de obras do VLT, o GDF está construindo um viaduto no local.
Orçado em R$ 20 milhões, o projeto iniciado em agosto está 30% concluído e deve ser entregue até junho do ano que vem.
Na prática, entretanto, o viaduto alterará em muito pouco a situação do trânsito da região -apenas uma faixa para carros será acrescentada em relação ao que há hoje. A parte superior terá três faixas e um corredor exclusivo. O vão inferior seguirá à espera do VLT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário