Transporte no DF
Apenas 18% da frota de ônibus foi renovada
A licitação do transporte público dividiu o DF em cinco grandes áreas, chamadas de bacias, cada uma a ser operada por uma empresa diferente. Hoje, as áreas mais atrasadas no processo de renovação da frota de ônibus são a 3 e a 4, vencidas pelas viações HP-ITA e Marechal. Em ambas nenhum ônibus novo está já está circulando. ...
Já a que tem a substituição mais avançada é a 2, de responsabilidade da Viação Pioneira, de São Paulo, com 46,4% da frota nova já operando. A bacia envolve as regiões Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião, Gama, Paranoá e Itapoã.
Apesar da lentidão na renovação dos coletivos, o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez Filho, garante que a troca dos veículos está dentro do prazo e que a entrega dos novo ônibus será acelerada até o final do ano para que a meta do governo seja cumprida. "A partir de agora haverá uma aceleração do porque os rodoviários estão sendo demitidos das empresas que perderam a licitação e estão sendo contratados pelos novos operadores. Nossa data limite para que os ônibus novos entrem em operação está mantida", afirma. O DFTrans não informou, no entanto, quais serão as próximas áreas que receberão coletivos novos.
Enquanto isso, parte dos usuários continua insatisfeita. Em outubro, a ouvidoria da secretaria recebeu 2.249 queixas. A maior parte relacionada a descumprimento de horário (386 registros), falta de pontualidade (mais 380) e má conduta de motoristas (371 queixas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário