terça-feira, 26 de novembro de 2013

Rodoviários cruzam os braços e 100% dos ônibus param no DF

Categoria reivindica garantia de pagamento de verbas rescisórias 


Vários pontos ficaram lotados de passageiros a espera de ônibus como este em São SebastiãoPaulo Silva/Internauta R7
Os usuários do transporte público no Distrito Federal precisam de muita paciência para chegar ao trabalho na manhã desta terça-feira (26). Todas as linhas de ônibus foram interrompidas e os rodoviários estão 100% parados em todos os terminais do DF.   
Os trabalhadores temem perder os empregos e direitos trabalhistas, com a substituição das empresas de ônibus que atuam no DF, após a licitação realizada pelo GDF (Governo do Distrito Federal).    
De acordo com o sindicato da categoria, das 13 empresas que operam o transporte coletivo no DF, apenas duas permanecerão. Para evitar essa situação, o sindicato cobrou do governo a antecipação dos recursos das rescisões trabalhistas com posterior acerto de contas entre empresas e governo.    
Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários do DF, João Osório, a paralisação está prevista para durar 24h e se encerra à meia-noite desta terça-feira. O movimento, segundo o sindicalista, é garantir o pagamento das verbas trabalhistas após a rescisão de contrato.  
O diretor técnico do DFTrans (Transportes Urbano do Distrito Federal), Lúcio Lima, informou que para minimizar os efeitos no trânsito, as faixas exclusivas para ônibus foram liberadas para o tráfego de veículos particulares. Lima afirmou ainda que o governo está empenhado em garantir os direitos dos trabalhadores junto às empresas.   
As paradas de ônibus dos principais centros das regiões administrativas estão lotadas. Com a falta de ônibus, muitos passageiros recorreram ao metrô que está operando no limite de sua capacidade.   
De acordo com a assessoria do Metrô-DF, 25 trens circulam neste momento. A operação no horário de pico será estendido durante esta manhã e durante a tarde. Já nos horários de vale, maior parte do dia, mais trens circularão de acordo com a demanda. Não há registros de incidentes nas estações.  
Transporte pirata
A reportagem da TV Record flagrou vários motoristas de carros particulares e ônibus escolar fazendo transporte pirata. Nenhum fiscal foi visto nestes pontos de grande concentração de passageiros. 
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário