sábado, 2 de novembro de 2013

População defende políticas de mobilidade urbana sustentável para o DF
O tema da mobilidade urbana e as alternativas sustentáveis para o transporte motorizado individual e coletivo foram debatidos na Audiência pública sobre Mobilidade Urbana Sustentável no DF, realizada no plenário da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (1º). Proposta pelo deputado Joe Valle (PDT), a audiência contou com a participação de representantes do GDF, ativistas de grupos de ciclismo, pesquisadores e estudiosos sobre transporte público.  
O resultado do que foi discutido na ocasião terá futuros desdobramentos para aprofundar a questão. Isto será feito a partir do documento elaborado pelos presentes na audiência pública. Será realizada uma pós-reunião para avaliar os argumentos apresentados e elaborar posições para o futuro. Também ocorrerá um seminário para manter o debate e buscar soluções para os problemas apresentados.

O deputado Joe Valle exaltou a importância de encontros entre governo e sociedade para propor mudanças e o resultado que eles podem alcançar “Eventos como este podem ter resultados efetivos, como foi o caso da audiência sobre resíduo sólidos e do parque Olhos D’água que tiveram resultados concretos.”. Ele ainda aproveitou para ressaltar a importância do planejamento a longo prazo e a necessidade de romper com o modelo atual de gestão e execução “Normalmente os governos não fazem planos. O que estamos vivendo hoje é falta de planejamento de 20 anos atrás. Temos que ter a ruptura com a concepção de gestão e execução.”

O professor de arquitetura da Unb, Benni Schvarsberg, defendeu a concepção da política de mobilidade urbana de forma integrada entre todas as secretarias de governo, como a de educação, saúde, transportes e turismo. Ele defende discutir a mobilidade com uma visão mais ampla “Não concordo com um conselho específico para a mobilidade, e sim com um conselho para tratar a cidade de forma integralizada. Devemos discutir políticas públicas na sua totalidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário