Mané Garrincha abre as portas para os brasilienses
Comunidade de São Sebastião começou a série de visitas ao Estádio Mané Garrincha e ficou sabendo bem de perto como funciona o novo cartão-postal de Brasília. O passeio continua neste domingo. É o projeto GDF Junto de Você, que vai continuar em outras cidades

Brasília, 16 de novembro de 2013 - O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha volta a abrir as portas neste domingo (17/11) para receber a visita de moradores de São Sebastião. É uma chance de conhecer bem de perto como funciona a nova arena: os vestiários, bancos de reservas, gramado e também a Tribuna de Honra. Essa é uma das programações do GDF Junto de Você, projeto que pretende aproximar ainda mais a população do governo.
As visitas começaram na sexta-feira e terminam amanhã. Até agora, já conheceram o Mané Garrincha quase 200 moradores de São Sebastião, a primeira cidade beneficiada pelo GDF Junto de Você. A dona de casa Rosa Emília, 42 anos, disse que correu, assim que soube da novidade. “Não é todo dia que a gente pode entrar no estádio e conhecer tudo de perto. Queria ver o Mané Garrincha faz tempo e, só agora, consegui. É um presente para mim, meu marido e meu filho”, comemorou Rosa.
Outra família que curtiu a nova arena foi a do vigilante Joeli Aquino, 35 anos. “Fazia muito tempo não proporcionava alegria aos meu filhos. Minha esposa vibrou quando dei a notícia que a gente iria conhecer o novo estádio. Pude ver nos olhos deles a alegria quando entramos no estádio”, disse, emocionado, Joeli. As visitas guiadas ao Mané Garrincha são gratuitas e fazem parte da programação do projeto GDF Junto com Você.
Gratuito – Em toda cidade onde o GDF Junto de Você estará, vai haver ônibus especial e lanche de graça para toda a comunidade que quiser conhecer bem de perto o interior do novo cartão-postal de Brasília. Para isso, as pessoas têm de se cadastrar no estande da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). No caso de São Sebastião, está ao lado da Administração Regional.
Para o secretário Extraordinário da Copa 2014, Claudio Monteiro, as visitas, além permitir mais acesso da população no Mané Garrincha, consolida a vocação do local para o turismo social e cívico. “O estádio já atrai eventos para Brasília, sejam esportivos ou culturais. Agora, estamos abrindo as portas para que o estádio receba todas as pessoas do DF. Temos um espaço democrático e acessível a todos os brasilienses. O Mané Garrincha é de todos os brasilienses”, afirmou o secretário.
Antes de conhecer as dependências, os visitantes tiveram palestras, exibição de vídeos sobre a fundação, criação e construção do novo Mané Garrincha. Ficaram sabendo também que o estádio não é só um local para jogos de futebol. Além de ser um monumento turístico, gera renda e abre novos empregos. De acordo com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), cada evento na arena movimenta, em média, R$ 12 milhões.
Parceria – O GDF Junto de Você vai oferecer muito mais do que a visita ao Mané Garrincha. Representantes de diversos órgãos do GDF estarão reunidos em São Sebastião para prestar serviços, esclarecimentos e recolher demandas da população local. No estande de Secopa, os moradores vão ter informações sobre a construção e o funcionamento da arena multiuso.
O Fábrica Social, projeto idealizado pelo governador Agnelo Queiroz, que qualifica profissionalmente pessoas de baixa renda, também vai estar no estande da Secopa. Lá, os moradores vão saber, por exemplo, como funciona o projeto e que os materiais produzidos pelos beneficiários são destinados a escolas, creches, presídios, unidades de internação, ruas de lazer, entre outros.
Em frente à Administração Regional, será montada ainda uma área com atendimento odontológico e médico, emissão de documentos como carteira de trabalho e CPF, equipes do Procon-DF, do Detran e do BRB. O atendimento começa a partir das 9h.
Expansão – Ao participar da abertura do projeto GDF Junto de Você, em São Sebastião, o governador Agnelo Queiroz avaliou que essas ações têm a intenção de melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades. “Iniciativas como essas é uma forma de aproximar a população do governo, ouvindo a comunidade e procurando soluções. Essa é a melhor forma de governar”, resumiu Agnelo.
Até dezembro, as cidades de Sobradinho I e II, Fercal, Ceilândia, Planaltina e Gama também vão receber o GDF Junto de Você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário