Laboratório do Hospital Regional do Gama será inaugurado este mês
Local será o mais estruturado da rede
BRASÍLIA (8/11/13) – O Hospital Regional do Gama deve receber ainda em novembro um novo espaço laboratorial. A reforma do local, orçada em aproximadamente R$800 mil, estava parada desde 2009 e foi retomada há pouco mais de seis meses. O laboratório, que abrigará equipamentos automatizados e de última geração, será o mais estruturado da rede.
A obra conta com cerca de 600 metros quadrados, e terá uma ampla recepção, sala serviços de emergência, microbiologia, bioquímica, hematologia, imunologia e hormônios, sala de parasitologia e urinálise, além de uma área administrativa.
O setor conta com 14 farmacêuticos bioquímicos, 40 técnicos de laboratório, 33 auxiliares de serviços diversos e seis agentes administrativos.
Dados da unidade de saúde revelaram que só no ano passado foram realizados 1.203.719 exames entre emergência, internação e ambulatoriais. Este ano, de janeiro a setembro, já foram feitos 1.279.285 procedimentos. Os atendimentos mais procurados foram de bioquímica, (como por exemplo, dosagem de glicose para detectar a diabetes), hematologia (hemogramas) e urinálise.
Entenda o caso - Em maio de 2009 o laboratório foi interditado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa). O departamento alegou que o local não apresentava condições ideais de serviço e trabalho. Á época a Secretaria de Saúde determinou a reforma, porém a obra foi paralisada devido a suspeita de irregularidades.
Em abril deste ano o secretário Rafael Barbosa visitou o HRG, onde garantiu que o processo de retomada da obra seria agilizado, e, em junho de 2013, a reforma foi reiniciada. "A reinauguração do Núcleo de Patologia Clínica proporcionará a população de referência melhores condições no atendimento e na qualidade dos serviços", destacou o secretário.
FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário