quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Hospital de Base é multado por descarte irregular de lixo hospitalar

Coletores de lixo denunciaram ao encontrarem seringas de sangue misturadas com o lixo comum


O hospital recebeu multa gravíssima de R$ 15 mil reais e tem prazo de 24 horas para coletar o lixo de forma adequadaReprodução/ TV Record Brasília
Pelo menos oito sacos de lixo hospitalar foram descartados de forma errada no HBB (Hospital de Base de Brasília) na madrugada desta quinta-feira (14). A Agefis (Agência de Fsicalização do Distrito Federal) esteve no local e constatou a denúncia feita por catadores de lixo. O hospital recebeu multa gravíssima de R$ 15 mil reais e tem prazo de 24 horas para coletar o lixo de forma adequada.
O fiscal da Agefis, José Jacinto conta que várias seringas com sangue foram encontradas junto com o lixo comum, trazendo riscos de contaminação aos coletores de lixo e as pessoas que catam lixo no aterro sanitário.
Segundo ele, o lixo hospitalar deve ser depositado em saco leitoso identificado como infectante e uma empresa contrata pela instituição deve fazer a coleta e não o SLU(Sistema de Limpeza Urbana do DF), como estava sendo feito no local.
Os coletores de lixo denunciaram ao se depararem com as seringas misturadas com o lixo comum e interromperam o trabalho. Segundo o catador de lixo, Cássio Pedroso, não é a primeira vez que isso acontece  e ele teme contrair doenças graves como o HIV.
A Secretaria de Saúde considerou o caso inadimissível e informou que irá apurar, pois todos os servidores são obrigados a cumprir as normas de descarte de lixo hospitalar.
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário