segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Gráfica 76 inova seu modelo de gestão 
 
Fruto de uma fusão das gráficas Santa Clara e Executiva, a Gráfica 76 
surge para inovar o segmento. Os sócios Bráulio Souza e Élvio Junior 
apostam na administração para crescer e expandir o negócio 
 
Brasília, 25 de novembro de 2013 - Gerir uma empresa exige um conjunto de conhecimentos, habilidades e principalmente atitudes. Os gestores precisam adotar, cada vez mais, estratégias criativas para destacar a empresa no mercado. As noções de gestão empresarial – administrar, dirigir, regular, inovar – se tornaram os ingredientes que faltavam para um retorno positivo dos investimentos. Ter em mente que tudo começa com um bom planejamento é o primeiro passo.
Com experiência no setor gráfico desde a adolescência, Bráulio Souza e Élvio Júnior, diretores da Gráfica 76, resolveram investir pesado em planejamento até abrirem a própria gráfica. Em se tratando de reestruturação organizacional, eles assumiram o compromisso de unir duas empresas em uma só: a Gráfica 76 surgiu da fusão das gráficas Santa Clara e Executiva, que trouxe otimização da planta produtiva, redução dos custos, descentralização e uma equipe multifuncional. Atualmente ela está entre as 15 maiores em capacidade produtiva do Distrito Federal.
Entre os fatores que nortearam esta mudança estão o acirramento da concorrência, o nivelamento dos maquinários de produção, e o aumento do poder de barganha junto aos fornecedores. “Nossa principal motivação para a concretização da fusão, estava focada na busca de uma gestão mais profissional”, conta Élvio Júnior, diretor-executivo da Gráfica 76.
A Gráfica 76 é um exemplo de que, em tempos de inovação, arriscar é uma grande estratégia desde que seja bem planejada. Segundo Élvio Júnior, isso só aconteceu depois da construção do plano de marketing. “Identificamos a necessidade de alterar o nome da empresa, pois apenas posicionar a marca no setor gráfico não garante uma atenção especial dos clientes. Assim, temos como premissa e filosofia de trabalho o slogan: a gráfica na medida, ou seja, estamos focados na habilidade negocial.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Inteligência do Mercado (Ibramerc), conhecer o perfil e acompanhar as ações daquelas companhias que podem ser uma ameaça para o negócio, é hoje um dos fatores mais decisivos para definir a posição de uma empresa no mercado. Uma análise da concorrência pode ser fundamental para traçar estratégias competitivas. Outra vantagem é a qualidade dos produtos oferecidos. A Gráfica 76 oferece serviços de livros, revistas, artigos em PVC, book’s, caixas de arquivo, montagem de kits, entre outros. 
“Estamos focados em resultados, sistematicamente, precisamos profissionalizar a empresa para seu desenvolvimento e maturidade, sendo assim, buscamos a luz de pesquisas e muita leitura, dos stakeholders e do benchmark, o que pode ser aplicado – ou não – no negócio’’, destaca Bráulio Souza, diretor comercial da Gráfica 76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário