quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Flamengo encara Goiás e traumas no Maracanã por 6ª final da Copa BR



Estádio lotado com torcida a favor, vantagem após vitória no jogo de ida e adversário com três desfalques muito importantes: o cenário do Flamengo para a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Goiás não poderia ser melhor. A ideia de chance elevada de classificação às 21h50 desta quarta-feira, no Maracanã, porém, fica restrita aos que acompanham o duelo sem envolvimento. Para jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida rubro-negra há o temor de uma possível "tragédia" em casa.
E o medo não ocorre por acaso. Traumatizado com situações em que tinha amplo favoritismo e acabou falhando, o Flamengo tenta manter os pés no chão e proíbe o clima de "oba oba" para confirmar a vantagem em campo e se classificar para a sexta final de Copa do Brasil – clube decidiu o torneio em 1990 (campeão), 1997, 2003, 2004 e 2006 (campeão).
As semelhanças com tropeços antigos assustam. Em 2008, após vitória por 4 a 2 na Cidade do México e um recém-conquistado título carioca, a torcida do Flamengo lotou o Maracanã para ajudar a equipe a confirmar a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. Em campo, um time apático e que acabou derrotado por 3 a 0, encerrando qualquer clima de festa.
Em 2004, a tragédia ocorreu na mesma Copa do Brasil. E em uma final. Depois de um empate por 2 a 2 fora de casa, bastava ao Flamengo uma vitória simples sobre o Santo André em um Maracanã lotado para garantir o título. Outra decepção. Sem entrar no clima das arquibancadas, o Rubro-negro viu o time paulista vencer por 2 a 0 em uma zebra histórica.
"O alerta existe, mas estamos preparados. E pelo o que eu conheço deste grupo, acho muito difícil nós darmos algum mole desta vez. Estamos preparados, prometemos a todos os dirigentes, ao treinador e ao torcedor que a entrega será máxima em campo. A doação vai ser 100 %. O ano foi muito difícil. E acho que, por estarmos a um passo do objetivo, estaremos muito focados", disse o lateral André Santos.
Além de superar os traumas, o Flamengo terá que vencer alguns outros problemas, como a falta de tempo para treinar e os desfalques de Felipe, Samir e João Paulo. O técnico Jayme de Almeida aposta na base da partida de ida para superar as adversidades nesta quarta.
Pelo lado do Goiás, os problemas não são poucos. Além de todo um cenário desfavorável nas arquibancadas e no placar, o time do técnico Enderson Moreira não poderá contar com as suas principais armas na decisão. Além de Hugo, suspenso, o Esmeraldino não terá o atacante Walter e o lateral esquerdo William Matheus, ambos com dores musculares na coxa.
No entanto, nem tudo é motivo para se preocupar nesta quarta. Ao entrar no Maracanã, os goianos tentarão lembrar o confronto das quartas de final, contra o Vasco, para se inspirar e conquistar a sonhada vaga na decisão.
"Não vou esconder que a dificuldade é sempre maior quando perdemos um jogador em grande fase [Walter]. Porém, a partida em si já seria difícil mesmo que a gente contasse com ele. Não é fácil atuar no Maracanã. Nós sempre vamos jogar para vencer. Contra o Vasco, o time sofreu a derrota, mas conseguimos nos classificar porque não mudamos a nossa postura. Vamos tentar repetir isso", salientou o treinador Enderson Moreira.
Após o revés por 2 a 1 no duelo de ida, o Goiás precisa de uma vitória por dois gols de diferença para se classificar. O Flamengo fica com a vaga em caso de empate ou até mesmo derrota por 1 a 0. Caso o placar se repita a favor do Esmeraldino, a definição do finalista será realizada na disputa por pênaltis. Vitória simples do time goiano acima de 3 a 2 dá a vaga ao Esmeraldino pelo critério de gols marcados fora de casa.
FLAMENGO X GOIÁS
Data: 06/11/2013 (quarta-feira)
Hora: 21h50 (horário de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida
Goiás
Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e Thiago Mendes (Mário Sérgio); Amaral, David, Renan Oliveira, Eduardo Sasha e Roni; Júnior Viçosa (Wellington Júnior)
Técnico: Enderson Moreira
FONTE: UOL ESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário